O recrutamento de colaboradores é um desafio para todas as empresas. Qual o melhor método, qual o melhor momento de contratar, quais perfis se encaixam na oportunidade, entre outros questionamentos surgem na cabeça do empresário. No artigo abaixo você vai conferir 5 dicas infalíveis para fazer o recrutamento de pessoas na sua empresa. Vamos conferir?

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O que é o recrutamento de pessoas?

O recrutamento de pessoas surge através de uma necessidade de uma empresa em preencher uma demanda de mão-de-obra, ou seja, surge porque a empresa precisa de mais pessoas para seguir operando, criando-se cargos e funções para a alocação destas pessoas. O processo de recrutamento é um setor do RH, responsável pela atração, captação e aquisição de novos colaboradores para a empresa, seguindo os protocolos e necessidades da organização, bem como é responsável por analisar a cultura do negócio para realizar o processo de recrutamento e seleção.

A inovação e a tecnologia trouxeram mudanças profundas nos modelos e processos de recrutamento e também promoveram mudanças no modo de pensar do RH das empresas. O setor de RH passou a ser um ponto estratégico nas organizações, com uma definição mais forte e focada na cultura empresarial, no bem-estar e no cumprimento das normas da empresa.

Dica 1 – Crie uma estratégia de recrutamento

Para efetuar um processo de recrutamento e seleção de colaborares efetivo, crie uma estratégia de captação e seleção. Publique as oportunidades nos jornais e mídias locais, anuncie em portais e rádios e veja qual destes canais melhor funciona para sua empresa. A partir do canal ideal de aquisição de colaboradores, melhore o processo de chamamento e seleção das pessoas. Na sua estratégia não pode faltar o formato e definição da entrevista, quais os pontos abordados e o que é importante saber de cada candidato. Depois de definir uma estratégia, é hora de consolidar e ajustá-la sempre que necessário.

Dica 2 – Faça uso de ferramentas tecnológicas

Utilizar um sistema de gestão por exemplo poderá facilitar muito o processo de cadastros dos novos colaboradores, inclusive antes mesmo de estes colaboradores começarem de fato a trabalhar na empresa. O uso de ferramentas tecnológicas poupa tempo e otimiza a maioria dos processos em uma organização. Quando criar seu processo de recrutamento, não se esqueça de contar com serviços e ferramentas que oferecem tecnologia em gestão.

Dica 3 – Conte com um psicólogo para ajudar no processo

Ao fazer o processo de recrutamento na sua empresa conte com o trabalho de um psicólogo para ajudar no entendimento e direcionar melhor os candidatos para a sua empresa. É através de um trabalho de um profissional destes que sua empresa terá certeza das pessoas que estão sendo escolhidas.

Dica 4 – Aproxime sua empresa de um centro universitário

Fazer com que sua empresa tenha um contato direto com um centro universitário pode ser uma boa estratégia para captar e fazer o recrutamento de pessoas para sua empresa. Além de possuírem o perfil de entrada no mercado de trabalho, alunos de cursos e universidades podem chamar outras pessoas do seu círculo para passarem pelo recrutamento da empresa. Além disso, a empresa poderá promover eventos e feiras nos locais de estudo, para despertar o interesse dos candidatos.

Dica 5 – Crie uma cultura empresarial forte

Pessoas gostam de trabalhar para empresas que possuem uma cultura forte e definida. Opte por criar uma para a sua empresa e faça com que os seus atuais colaboradores sejam cada vez mais inseridos nesta cultura, fazendo o engajamento de antigos e novos funcionários de forma igual.

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