O Código Fiscal de Operações e Prestações, chamado de CFOP é um código utilizado por uma empresa ao emitir uma nota fiscal eletrônica que identifica qual a operação está sendo feita. Sua utilização tem como objetivo determinar se a operação se refere à uma venda/compra dentro do estado ou fora, e a finalidade do produto ou serviço comercializado ou adquirido. Neste artigo, vamos saber um pouco mais sobre o que é o CFOP e como saber qual utilizar na sua empresa. Vamos lá?

Leia também Cálculo de Impostos: o que é e como fazer na sua empresa

O que é CFOP?

CFOP é uma sigla para “Código Fiscal de Operações e Prestações”. Este código identifica e informa ao fisco, qual operação sua empresa está fazendo, ao comercializar ou adquirir um produto ou serviço. É muito comum os funcionários de uma empresa tenham dúvidas de qual CFOP utilizar em uma nota fiscal, ainda mais quando não recebem a instrução de alguém. A utilização de um CFOP errado causar muitos problemas para o negócio, como pagar mais impostos do que deveria, ou até menos impostos, além de perda de produtividade por ter que cancelar alguma nota ou até mesmo fazer notas de devolução.

Tabela de CFOP

O CFOP é composto por 4 números. O primeiro dígito irá identificar se a operação ocorre no mesmo estado ou fora do estado. Os 3 dígitos restantes identificam a operação em si. Para este último caso será necessário consultar uma tabela mais completa de CFOP’s para que não haja confusão na escolha do correto a ser utilizado. É recomendável que o usuário consulte esta tabela e tenha um sistema de gestão para dar produtividade na operação.

Qual CFOP utilizar?

A grande pergunta para a maioria das pessoas é: qual CFOP devo utilizar? A resposta para esta questão está na própria operação e nas ferramentas de gestão que a empresa utiliza. O melhor jeito de saber qual CFOP sua empresa deve utilizar na entrada de uma nota fiscal ou na emissão é contar com um sistema de gestão que contenha a tabela e torne o processo mais fácil para o usuário.

Sistema de Gestão Empresarial

É essencial para uma empresa, que ela conte com um sistema de gestão empresarial, para gerir suas emissões de notas fiscais, bem como ter fácil acesso à tabela de CFOP’s para suas operações. Contar com um sistema de gestão é garantir produtividade para todos os colaboradores e para o processo como um todo, além de ter em mãos todos os recursos para emitir e dar entrada em notas fiscais, podendo escolher e utilizar o CFOP que sua empresa precisar. Experimente grátis o ERP Suite agora mesmo, são 10 dias grátis que farão você e sua empresa ganharem mais produtividade e assertividade na rotina.

Author

Write A Comment