A venda de mercadorias e/ou serviços pelas empresas para seus clientes incide obrigatoriamente um imposto sobre aquela operação. Muitos negócios encontram dificuldades na hora de calcular os impostos devidos sobre suas notas fiscais emitidas. Saberemos neste artigo o que é o Cálculo de Impostos e como fazer na sua empresa. Vamos lá?

Confira também o post sobre Nota Fiscal Eletrônica: O que é e como emitir

O que é o Cálculo de Impostos?

O cálculo de impostos é um recolhimento obrigatório para todas as empresas. Dentre os impostos que incidem sobre a emissão de notas fiscais, podemos citar: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto Sobre Serviços (ISS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). É claro que vai depender se a empresa comercializa mercadorias ou serviços, ou seja, certos impostos só são aplicados para produtos, e outros somente para prestadores de serviços.

Produtos e Serviços

Os impostos incidem para qualquer tipo de negócio, seja ele comerciante de produtos ou prestador de serviço, ou seja, o imposto terá como fato gerador a venda, seja ela de uma mercadoria ou de serviço. O desconhecimento sobre o funcionamento dos impostos e tributos pode fazer com que a empresa tenha autuações, multas e muitas vezes prejuízos. Desta mesma forma, a não emissão de notas fiscais e recolhimento dos impostos é crime, determinado como sonegação fiscal.

Confira também Vendas pelo Whatsapp: 5 dicas para melhorar a performance da sua empresa

Como calcular os impostos na minha empresa?

Para que a empresa tenha mais segurança e confiabilidade nas informações fiscais e no cálculo dos impostos, o indicado é que ela conte com um sistema de gestão. Ou seja, o processo de emissão de notas fiscais deixa de ser manual e passa a contar com uma automatização, evitando erros e retrabalhos. Além disso, através de um sistema de gestão empresarial é possível fazer a emissão de suas notas fiscais no escritório ou em casa, através de qualquer dispositivo.

Sistema de Gestão Empresarial

Um sistema de gestão deve ser realmente completo, no que tange o cálculo de impostos, a emissão de notas fiscais, a geração de vendas e orçamentos, bem como no controle de estoque e compras. Além disso, um sistema de gestão também incorpora a gestão financeira, fechando o processo e levando as informações por toda a organização. Experimente o ERP Suite por 10 dias grátis. Acesse agora mesmo: https://www.erpsuite.com.br/ativacao

Author

Write A Comment