O Documento de Arrecadação do Simples Nacional, mais conhecida como DAS é uma contribuição mensal obrigatória paga pelo Micro Empreendedor Individual (MEI), pelas microempresas (ME) e pelas Empresas de Pequeno Porte (EPP). O pagamento desta guia engloba os impostos municipais, estaduais e federais e garante que a empresa esteja regularizada junto à Refeita Federal e que não terá problemas fiscais desta natureza.

No artigo abaixo, saberemos melhor o que é a guia DAS-MEI e como emitir. Além disso, falaremos um pouco sobre como um sistema de gestão é valioso para o controle de contas a pagar, quitação de guias e fluxo de impostos. Vamos lá?

Confira também Cálculo de Impostos: o que é e como fazer na sua empresa

O que é a Guia DAS-MEI?

A Guia DAS-MEI consiste em uma forma simplificada e unificada para o micro empreendedor individual fazer o pagamento das suas obrigações fiscais junto à Receita Federal. A guia DAS-MEI é uma contribuição mensal, que unifica os impostos pertinentes ao enquadramento de regime do simples nacional à qual o MEI faz parte, e como possui um valor fixo, também é conhecida como o “carnê” do MEI.

Lembre-se que o faturamento do MEI poderá ser de até no máximo R$ 81 mil reais por ano. Caso ultrapasse este valor, será desenquadrado do MEI.

Para que serve a Guia DAS?

Sendo a Guia DAS-MEI um documento que unifica o pagamento de impostos obrigatórios para micro empreendedores individuais, o pagamento desta guia serve para que a empresa não tenha problemas relacionados ao fisco, como por exemplo:

  • Ter sua empresa inscrita na Dívida Ativa Pública, impedindo de tomar empréstimos em bancos públicos por exemplo;
  • Exclusão da sua empresa do Simples Nacional.
  • Ter o CNPJ da sua empresa cancelado.

Como emitir a Guia?

Para emitir a Guia DAS-MEI é necessário acessar o aplicativo PGMEI, ou seguir os passos abaixo:

  • Entrar no Portal do Empreendedor, pelo site gov.br;
  • Clicar na opção “Já Sou”;
  • Selecionar o “pagamento da contribuição mensal”;
  • Preencher o campo “CNPJ” da sua empresa,
  • Clicar na opção “Emitir guia de pagamento DAS”.

Pronto, assim você poderá gerar o boleto da Guia, para que seja efetuado o pagamento respectivo. Preste atenção ao status do pagamento, nos dias posteriores ao pagamento, o portal compensa o pagamento e atualiza a situação para “pago” automaticamente.

Sistema de Gestão

Um sistema de gestão empresarial é uma ferramenta essencial para gerenciar as contas a pagar e obrigações fiscais da sua empresa. Além de organizar o fluxo financeiro, sua empresa não perde as datas de vencimento das guias, ajudando e evitando multas por atrasos e não pagamentos.

Experimente o sistema ERP Suite e tenha controle total sobre a rotina e obrigações fiscais da sua empresa. O sistema possui total integração entre os recursos, dando ao empresário pleno poder sobre todos os processos da sua empresa, possibilitando um controle em tempo real de todos os indicadores e guias fiscais para pagamento. Faça um teste grátis clicando aqui de 10 dias e surpreenda-se.

Author

Write A Comment