Se você está pensando em migrar sua empresa do MEI (Micro Empreendedor Individual) para ME (Micro Empresa), é um ótimo sinal. Significa que sua empresa está crescendo e precisa migrar para um regime onde seu faturamento poderá ser ainda maior. Mas, quais são as diferenças entre os dois regimes? Muitas dúvidas surgem na cabeça do empreendedor quando se trata de regimes tributários e enquadramentos das empresas. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre como migrar seu negócio de MEI para Micro Empresa. Vamos lá?

Leia também Plano de Ação Empresarial: o que é e como fazer

O que é MEI?

Micro Empreendedor Individual é a designação para o regime onde o empreendedor trabalha por conta própria, como autônomo. A formalização do micro empreendedor como MEI se dá gratuitamente e online, através do portal MEI no site Portal do Empreendedor, ou mesmo através do SEBRAE, de forma presencial. O MEI pode ser contratado para prestar serviços para uma determinada empresa ou mesmo trabalhar por conta própria, realizando alguma das atividades permitidas no regime do MEI. Note que nem todas as atividades empresariais são permitidas para quem é MEI. Outro ponto importante é o faturamento máximo para este regime, pois o MEI pode faturar até no máximo oitenta mil reais por ano, e pode ter no máximo um funcionário contratado.

O que é ME?

ME é a designação para Micro Empresa. Diferente do MEI, a Micro Empresa possui um teto de faturamento de até 360 mil por ano, e pode aderir ao Simples Nacional que é um sistema de tributação simplificado. Em relação ao MEI, a Micro Empresa pode contar com até 10 funcionários, nos setores de comércio e serviços ou até 20 funcionários no setor de indústria. Outro ponto que é importante destacar é o tipo societário da Micro Empresa. No MEI, o empreendedor não pode ter sócios e já na Micro Empresa sim. São diversos perfis societários que a Micro Empresa pode adotar cabendo aos sócios definirem sobre qual perfil desejam manter a empresa.

Quando preciso fazer a migração de MEI para ME?

Basicamente, uma empresa precisa migrar do regime MEI para ME quando atinge ou mesmo ultrapassa o teto de faturamento permitido no MEI, ou mesmo quando precisa contratar funcionários ou adotar algum tipo de sociedade. O certo é pensar que esta migração cabe ao empreendedor e normalmente acontece porque a empresa cresceu e precisa se organizar, financeiramente e fiscalmente.

Sistema de Gestão

Contar com um sistema de gestão em qualquer etapa da sua empresa é essencial e crucial para o sucesso do negócio. A migração de MEI para ME traz diversas novas variáveis a serem consideradas, tanto financeiras quanto de faturamento e emissão de notas fiscais eletrônicas. Basta olhar para as diferenças o faturamento do MEI e da ME para que se tenha a necessidade de um controle melhor, sobre as contas e sobre a rotina da empresa e como um sistema de gestão empresarial poderá organizar tudo em uma só plataforma. Outro ponto interessante e que envolve diretamente o sistema é a emissão de documentos fiscais eletrônicos. Enquanto o MEI não é obrigado a emitir notas fiscais eletrônicas, o regime de Micro Empresa já é obrigatório e para isso deverá contar com um sistema emissor de notas fiscais. São diversos pontos que podemos citar como divisores de águas quando se trata de um software de gestão. Vai ficar de fora? Confira hoje mesmo o melhor sistema de gestão do Brasil. Acesse https://www.erpsuite.com.br/ativacao e comece com 10 dias grátis.

Author

Write A Comment