Um Plano de Ação Empresarial é um conjunto de metas e objetivos definidos pelo empreendedor para atingir de maneira estratégica os resultados requeridos pela empresa. O Plano de Ação passa por todos os setores da empresa e através dele é possível ter uma visão do todo, de como sair de um ponto A e chegar em um ponto B. Neste artigo explicaremos melhor o que é um Plano de Ação Empresarial e como fazer um na sua empresa. Vamos conferir?

O que é um Plano de Ação Empresarial?

Um Plano de Ação empresarial é um “desenho” do futuro da organização, um esboço de onde a empresa quer chegar. Ou seja, é um conjunto de ações que são determinadas para que a empresa chegue a um determinado objetivo ou meta. Em um Plano de Ação dentro de uma organização, são envolvidos os setores e as pessoas, juntamente com os processos e tarefas, criando-se um organismo que irá promover as mudanças ou consolidar processos que determinem o crescimento do negócio.

Qual a importância de um Plano de Ação?

Um plano de Ação é importante pois norteia os passos de uma empresa em um determinado período. Um plano de ação empresarial também estabelece critérios e objetivos para que a organização possa chegar onde pretende com as metas cumpridas. Sem um plano, a empresa pouco saberá onde quer chegar, ficando à mercê dos acontecimentos e movimentos do mercado.

Como fazer um Plano de Ação?

Todo o Plano de Ação Empresarial tem um início e um fim determinado. Podemos dizer que ele é separado em quatro etapas: início, plano, execução e gerenciamento. Sendo assim, em cada etapa são definidas metas e objetivos a serem cumpridos. Também, não menos importante, são definidas as pessoas e os setores da empresa envolvidos no Plano de Ação.

O primeiro passo consiste em observar os números do negócio e definir os objetivos, onde se quer chegar com este Plano. No segundo passo, define-se como se dará os processos e atividades e os participantes para que os objetivos e metas sejam atingidos. Depois, parte-se para a execução do Plano de Ação, abrindo a possibilidade de se fazer ajustes em qualquer parte do plano. Por último, haverá um monitoramento do Plano em execução, também permitindo que haja ajustes no processo.

Sistema de Gestão

Ter um sistema de gestão na sua empresa facilita e organiza a criação e gerenciamento de um plano. Através do sistema de gestão é possível definir metas da equipe comercial, metas financeiras, gargalos em vendas ou compras, gerar e analisar relatórios para a melhor tomada de decisão, entre outros indicadores importantes e essenciais para um Plano de Ação Empresarial.

Author

Write A Comment