O controle financeiro dentro de uma empresa possui diversas variáveis e depende de uma boa organização para que a saúde financeira da empresa não seja prejudicada. Para um bom controle financeiro é necessário que o empresário analise os números da empresa, invista o dinheiro corretamente, monitore o andamento do fluxo de caixa e faça ajustes em tudo isso, até obter uma certa previsibilidade de seu fluxo financeiro. No artigo de hoje vamos saber exatamente o que é o controle financeiro empresarial e qual a sua importância na rotina de uma organização. Vamos lá?

O que é controle financeiro empresarial?

Em primeiro lugar, podemos dizer que o controle financeiro empresarial é o controle que uma empresa faz de seus recebimentos e pagamentos em suas operações do dia a dia. O controle financeiro em uma empresa também pode ser compreendido como um gerenciamento dos valores e ativos da empresa, que pode ser dividido pelo empreendedor em quatro etapas: coleta dos números do negócio, análise dos dados, ajuste e monitoramento. A coleta dos números do negócio passa por uma criteriosa geração de dados da empresa, sobre suas contas a pagar e receber, contando com um sistema para tal geração de dados, através de relatórios. Em seguida, em cima destes relatórios se faz uma análise da situação financeira. Logo depois da análise se fazem ajustes necessários e faz-se um monitoramento em cima destes ajustes.
Podemos dizer que um controle financeiro efetivo possibilita um planejamento dos recursos de uma empresa, desde que ela tenha essa rotina de análise dos números e de ajustar sempre que necessário. Assim, tem-se uma decisão sempre baseada em dados.

Qual a importância de um controle financeiro?

Além de ser essencial e indispensável para um resultado financeiro positivo, o controle financeiro empresarial representa a estrutura da empresa, como ela controla seu capital e como ela investe no próprio crescimento. Podemos dizer que o controle financeiro é o coração de uma organização e deve ser claro, eficiente e ajudar o empreendedor a tomar decisões para o futuro da empresa. Há diversas formas de obter um controle financeiro mais ágil e produtivo. Podemos citar alguns exemplos:

  1. Use um sistema para gerenciar suas contas a pagar e receber
  2. Negocie melhores condições de pagamento com seus fornecedores
  3. Tenha disciplina e estude os números do seu negócio
  4. Faça uma gestão financeira baseada em um orçamento anual
  5. Defina de forma clara as metas financeiras e os prazos para alcançá-las
  6. Separe as contas pessoais das contas da empresa
  7. Use sempre soluções tecnológicas para fazer a gestão da sua empresa

Sistema de Gestão Empresarial para o controle financeiro

Não podemos deixar de dizer que um sistema de gestão é a melhor forma de controlar o financeiro de uma empresa. Através dele que é possível analisar dados e tomar decisões mais assertivas. Nele também é possível conciliar as contas e bancos, poupando tempo e dando mais produtividade aos colaboradores. Um sistema de gestão deve ser um instrumento de crescimento e organização das contas de uma empresa, sempre atualizado e disponível para que se alcance o máximo de produtividade. Um controle financeiro empresarial passa necessariamente por um sistema de gestão completo.

Conclusão

Através deste artigo podemos concluir o quão importante é o empreendedor focar sempre em um controle financeiro eficiente, que seja baseado em dados e que tenha um sistema de gestão confiável que gera e armazena as informações e que fiquem disponíveis para quando ele quiser acessá-las. Vimos também o quanto é importante manter uma disciplina de controle financeiro e separar as contas pessoais das contas da empresa. Também vimos que definir metas e definir o caminho para alcançá-las é uma etapa primordial para um controle financeiro que dê resultados.

E aí, gostou do nosso artigo? Não deixe de comentar e dar suas sugestões abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment