Você provavelmente já ouviu falar em sistemas de gestão, certo? Mas, você já ouviu falar em um ERP? É ele que ajuda uma micro, pequena ou média empresa a fazer a gestão ser mais eficiente e eficaz, integrando os setores e dando mais agilidade e segurança aos processos. Você já imaginou como um ERP é importante não somente para sua empresa mas para todos os seus funcionários? Pois é, somente com um ERP completo seus funcionários terão um padrão de trabalho e poderão fazer todas as tarefas em uma única plataforma, trazendo mais produtividade à sua empresa. Pois bem, neste artigo vamos falar sobre ERP Completo: a importância de ter um na sua empresa. Vamos conferir?

O que é um ERP completo?

ERP podemos definir como um sistema de gestão para empresas, que integra suas ferramentas entre si, para gerar produtividade a um negócio. Em outras palavras, um ERP contempla diversos módulos como o controle financeiro, vendas, compras, emissão de notas fiscais entre outros, para ajudar uma empresa a gerir todos os seus processos e padronizar sua rotina de trabalho. Já um ERP completo possibilita que a empresa possa contar com mais ferramentas além dos recursos básicos, como uma loja virtual, relatórios mais aprofundados, integrações com marketplaces e bancos, evitando que a empresa precise contar com diversos sistemas para ter essas soluções à disposição.

Qual a importância de um ERP completo?

A importância de um ERP completo nas empresas é cada vez maior. Com o passar dos anos, um sistema de gestão deixou de ser somente uma substituição às planilhas de controle, e do caderno também. Atualmente, ter um sistema ERP é sinônimo de organização, levando a empresa a outro patamar, tornando-a mais competitiva e possibilitando que ela utilize os dados e informações a seu favor, gerando relatórios precisos para uma melhor tomada de decisão. Já imaginou uma empresa que faz vendas todos os dias, emitindo notas fiscais e gerenciando o financeiro somente através de planilhas? Pois agora, com o avanço dos sistemas de gestão ERP, é possível fazer todos os processos em uma só plataforma e pagando muito pouco por isso.

Podemos dizer que um ERP completo é importante porque:

  • Diminuição de custos para a empresa
  • Agrega todas as ferramentas em uma só plataforma
  • Padroniza os processos de trabalho
  • Aumenta a segurança dos dados da empresa
  • Aumenta a produtividade dos funcionários
  • Gera dados precisos e em tempo real para as tomadas de decisão

Como saber se a minha empresa precisa de um ERP?

Cada empresa tem seu método e trabalho, suas dificuldades e desafios. Mas é preciso prestar atenção para saber se algum processo da organização está precisando de alguma solução que melhore a produtividade da empresa. Podemos citar alguns fatores que podem ser levados em conta para a adoção de um ERP:

  • Se sua equipe gasta muito tempo em processos burocráticos;
  • Se você como gestor tem dificuldade em gerar informações sobre a empresa;
  • Se você não confia totalmente nas informações que lhe são apresentadas pelos colaboradores;
  • Se sua empresa gasta tempo e dinheiro com consultores;
  • Se os colaboradores não conseguem se comunicar com outros setores da empresa;

Como podemos ver, são inúmeros os fatores que podem ser considerados e observados para a adoção de um sistema ERP. Pode ser que estes fatores não apareçam ao mesmo tempo na empresa, mas são um indicativo que uma solução de gestão precisa ser considerada.

Author

Write A Comment