Na hora de elaborar um projeto muitos detalhes devem ser observados para que a prestação do serviço seja efetivada e o objetivo seja alcançado. Uma boa gestão de projetos, sejam eles de arquitetura, engenharia, técnicos, de montagem entre outros, requer uma clara proposta dos valores e serviços incluídos, bem como os dados das partes envolvidas. Neste artigo você o que é a gestão de projetos e como realizar na sua empresa. Vamos lá?

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos pode ser compreendida pelo desenvolvimento ou oferecimento de um produto/serviço com prazo e objetivos definidos. Em geral, projetos são de natureza única, ou seja, são feitos conforme a necessidade, com prazo para início e término e com um objetivo claro, com recursos destinados e limitados para o projeto ser feito. Projetos podem ser feitos da empresa para um cliente ou podem compreender mudanças na própria empresa, envolvendo as pessoas da organização. Podemos também dizer os projetos progridem conforme o tempo, ou seja, iniciam em um ponto e progridem nas ações até o seu término. O gerenciamento de um projeto também é organizar e gerenciar os recursos através de um escopo, normalmente definido antes do projeto iniciar.

Podemos dizer então que a gestão de projetos possui as seguintes características:

  • Possui um escopo que delimita as ações;
  • Possui um orçamento definido e limitado;
  • Contém data de início e término para ser realizado;
  • Os recursos são gerenciados durante o andamento do projeto;
  • Normalmente são de natureza única,
  • Possuem um objetivo claro.

Quais são as fases de um projeto?

Todo o projeto, possui fases ou ciclos desde a sua concepção até o atingimento do seu objetivo. Vamos conhecer um pouco destas fases.

Fase inicial

A fase inicial de um projeto contempla a definição das pessoas e dos recursos que serão alocados para o projeto além da organização dos envolvidos quanto ao seus papéis. Também, nesta fase são definidos a data inicial e o término do projeto e aonde se quer chegar, ou seja, qual o objetivo que se quer atingir.

Escopo

Nesta fase, é construído um escopo do projeto, com as delimitações de recursos e ações para o projeto. Também é nesta fase que se conhece melhor e se tem mais clareza dos passos seguintes, muitas vezes envolvendo o cliente (se houver).

Execução

Nesta fase o projeto entra em execução e é acompanhado de perto pelos responsáveis e pelas pessoas envolvidas no projeto. Nesta fase também são feitas correções e ajustes.

Entrega

Finalmente a entrega do projeto acontece e pode-se então ver se o objetivo foi atingido de forma completa. Se houver algum detalhes ainda a ser contemplado, que estava no escopo mas não foi feito, volta-se ao projeto para que as pessoas responsáveis possam efetivar os ajustes.

Sistema de Gestão

Um sistema de gestão é essencial para uma gestão de projetos eficaz na sua empresa. É através de um sistema de gestão que sua empresa poderá gerenciar os diversos fatores e ações de um projeto, como a definição do cliente, os dados financeiros sobre a cobrança, os dados sobre o produto ou serviço que estarão no projeto, bem como todo o restante que envolve o trabalho dos colaboradores envolvidos no projeto.

Conclusão

Vimos através deste artigo que a gestão de projetos possui muitas variáveis e envolve as pessoas e a organização por um objetivo claro. Conhecemos algumas etapas de um projeto e como um sistema de gestão pode ajudar a empresa na organização dos dados e na automação dos processos. E a sua empresa, já está preparada para fazer uma gestão eficiente dos projetos? Caso não esteja, não se preocupe. Basta usar estas informações no dia a dia e procurar fazer um controle realmente de perto das pessoas envolvidas.

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