A hora extra é um mecanismo usado por algumas empresas que possibilita estender o período de trabalho do seus colaboradores em algumas ocasiões, para além do seu horário normal de trabalho. O intuito da hora extra na maioria das vezes é alongar o horário de trabalho para atender alguma demanda da empresa, seja na produção de mercadorias ou nas tarefas administrativas. Neste artigo, vamos saber mais sobre a hora extra: o que é e como calcular na sua empresa. Vamos lá?

O que são horas extras?

A hora extra é um instrumento utilizado pelas empresas para estender o tempo de trabalho dos funcionários visando aumentar o tempo de produção, geralmente para atingir um determinado objetivo. É claro que há limites, regras e obrigações que devem ser seguidas pelas empresas. Em resumo, a lei estipula que a carga de trabalho de um funcionário não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais, o que ultrapassar deste tempo, tanto em minutos quanto em horas é considerado hora extra. Muitas empresas costumam usar este mecanismo com seus funcionários ao mesmo tempo que outras procuram fugir das horas extras e criar um banco de horas, com receio do descontrole financeiro em relação à folha de pagamento.

Como calcular a hora extra na sua empresa?

Primeiro, calcula-se o valor hora do funcionário. Para isso, divida o seu salário pela carga horária cumprida no mês. Em seguida, pegue este valor por hora e divida pelo percentual pago pelas horas extras conforme estipulado pela empresa. Em seguida multiplique este valor pelo total de horas extras feita pelo funcionário. Pronto. Você terá o valor a ser pago pela empresa pelas horas extras do seu funcionário.

Sistema de Gestão

Escolher um bom sistema de gestão também é parte essencial para sua empresa gerenciar as horas extras e o time de colaboradores. Além disso, um sistema de gestão permite um controle eficaz das contas a pagar e receber, possibilitando uma visão mais estratégica dos valores a serem pagos pela empresa pelas horas trabalhadas pelos colaboradores. Se sua empresa busca automatizar e facilitar a rotina, seja para controle dos funcionários, gerenciamento financeiro e vendas, o ideal é contar com um ERP completo, integrado e em nuvem, como o ERP Suite. Experimente grátis agora mesmo por 10 dias.

Author

Write A Comment