A Carta de Correção Eletrônica, também chamada de CC-e é um documento fiscal que é emitida com o intuito de corrigir dados em notas fiscais eletrônicas já emitidas e autorizadas junto à Sefaz. No entanto, somente certas informações poderão ser corrigidas e neste artigo vamos explicar um pouco melhor sobre o que é a carta de correção, como fazer e quais informações sua empresa poderá corrigir através deste documento. Vamos lá?

O que é a Carta de Correção Eletrônica?

Uma carta de correção eletrônica é um documento fiscal que tem como objetivo a correção, adição ou subtração de informações inseridas em uma Nota Fiscal Eletrônica já emitida e autorizada. Essa correção poderá ser solicitada somente para algumas informações, dentre elas podemos citar:

  • Informações relativas ao destinatário,
  • Informações relativas ao remetente;
  • Dados sobre peso e embalagem;
  • Alguns dados fiscais como o CFOP de produtos.

Informações como a natureza de operação, alteração total do destinatário ou remetente por exemplo não são possíveis serem alteradas, nem pela carta de correção. Conforme dito anteriormente, algumas informações não podem ser alteradas depois que a nota fiscal é emitida. Caso a correção seja em uma das informações que são proibidas de correção, o certo é cancelar totalmente a nota fiscal eletrônica e refazê-la.

Como fazer uma carta de correção da NF-e?

Uma carta de correção eletrônica é feita normalmente através do mesmo software da qual a empresa emitiu a Nota Fiscal Eletrônica e desta maneira, a carta de correção estará relacionada diretamente ao número e chave de acesso da NF-e a ser corrigida. A carta de correção, além de discriminar o que deverá ser corrigido, também deverá conter a numeração própria da carta de correção e a data de emissão. A carta de correção, quando necessária, deverá ser feita o quanto antes, para que as informações enviadas ao fisco sejam recebidas e assim admitidas pelo destinatário.

Sistema de gestão emissor de CC-e

Um sistema de gestão é uma ferramenta ideal para a emissão da Carta de Correção eletrônica. Por ser totalmente integrado à Sefaz e também de fácil utilização, um sistema de gestão é um instrumento eficiente e completo para emissão das notas fiscais e possíveis cartas de correção que sejam necessárias. O sistema ERP Suite é um sistema de gestão completo e oferece tanto a emissão de notas fiscais quanto de cartas de correção eletrônicas. Ainda, no ERP Suite é possível fazer a gestão completa da sua empresa, integrando todos os setores do negócio gerando informações preciosas para a tomada de decisão.

Author

Write A Comment