O que é regime tributário e como escolher um para minha empresa? Essa é uma pergunta bastante comum para novas empresas que surgem todos os dias no Brasil. A escolha do regime de tributação deve ser levada em conta sob os aspectos de faturamento, tamanho da empresa e quais tributos serão recolhidos de forma a causar menos impacto na saúde da organização. Para essa escolha do regime tributário em uma empresa deve-se fazer um planejamento, a fim de evitar o pagamento indevido e desnecessário de impostos e obrigações para a empresa. Vamos conferir melhor neste artigo o que são e quais são estes regimes tributários?

O que é regime tributário?

Regime tributário é o regime que definirá quais obrigações fiscais a empresa terá durante sua operação. Ou seja, é o regime tributário, através do seu conjunto de leis que norteará quais impostos serão recolhidos pela empresa, quais as faixas de faturamento serão consideradas para a incidência dos impostos e quais serão as obrigações fiscais da organização. Também são considerados para a escolha do regime tributário, o ramo de atividade da empresa, a área de atuação e o planejamento de rendimentos. É importante que ao chegar neste momento de escolha do regime, a empresa solicite a ajuda de um contador, que poderá ajudar neste processo.

Quais são os principais regimes tributários?

Os principais regimes tributários adotados pelas empresas são:

Simples Nacional: O regime do Simples Nacional oferece um controle simplificado sobre o pagamento das obrigações fiscais e dos impostos para as empresas. Não é a toa que é o regime mais adotado pelas empresas. Além de oferecer maior facilidade no recolhimento dos impostos as alíquotas também são menores para este regime.

Lucro Real: Este regime tributário leva em conta o lucro real da empresa. Ou seja, será definido através do cálculo das receitas menos as despesas. Para adotar este regime é necessário que a empresa tenha um controle preciso de suas contas e do financeiro. Atualmente, este regime é obrigatório para empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões.

Lucro Presumido: É um regime de tributação um pouco mais simplificado que o Lucro Real. Este regime de tributação presume uma margem de lucro baseado na receita obtida pela empresa e assim define-se as obrigações e recolhimento dos impostos. A empresa neste regime deve ter um faturamento anual menor que R$ 78 milhões.

Como escolher um regime tributário para minha empresa?

A escolha correta do regime tributário é essencial para a empresa não pagar as obrigações e impostos mais do que ela precisa. Ou seja, a correta escolha do regime evita que a empresa tenha um problema financeiro devido ao regime escolhido. A melhor maneira de escolher o regime tributário correto para sua empresa é contar com uma contabilidade que poderá dar todo o auxílio que a empresa precisa. Esta análise sobre o regime tributário adotado pela empresa deverá ser feito anualmente, pois a situação e a realidade da empresa podem mudar de um ano para o outro. Sendo assim, pode ser que o Lucro Real seja vantajoso em algum momento para a organização, porém no outro ano, o Lucro Presumido seja o regime mais vantajoso. Por isso, recomendamos que a contabilidade possa estar ao lado da empresa para ajudar nesta análise.

Author

Write A Comment