O boleto registrado é a forma mais segura e confiável para emissão de boletos de cobrança. Isso porque o boleto registrado depende de informações completas sobre a transação para que seja validado na instituição financeira que recebe este boleto. Quer saber mais sobre o boleto registrado: o que é e como emitir? Confira tudo no artigo abaixo.

O que é Boleto Registrado?

O boleto considerado registrado é o boleto que foi gerado por uma empresa ou pessoa e enviado para a instituição financeira responsável pela emissão e compensação do boleto que registra a cobrança em seu sistema. Ele pode ser emitido através do próprio sistema da instituição ou através de sistemas e softwares de terceiros que estejam homologados para essa emissão com registro. Caso este boleto seja gerado fora da instituição financeira, é necessário enviar um arquivo ao banco, chamado de ‘arquivo remessa’ que contém o(s) boleto(s) gerado(s), registrando a cobrança e os dados do sacado e do beneficiário da duplicata.

Por padrão, os dados necessários para gerar um boleto registrado são: CNPJ ou CPF do emissor e do pagador, endereço preenchido de forma completa, o produto ou serviço vendido, o valor, a multa, os juros, o vencimento e algumas vezes o número do cedente.

Como emitir um boleto registrado?

Um boleto registrado pode ser gerado e emitido através do próprio banco vinculado à conta da empresa ou da pessoa, ou mesmo através de um sistema de gestão que possua essa função e que esteja homologado com o banco vinculado ao boleto. Se a emissão ocorrer através de um sistema de gestão, o processo de registro do boleto acontecerá no momento em que for enviado o arquivo de remessa para o banco. Para que a empresa saiba quais boletos desta remessa foram pagos, basta importar no próprio sistema o arquivo retorno do banco, disponibilizado pela própria instituição financeira. Desta maneira a gestão dos boletos é eficiente e traz segurança às operações de cobrança.

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é chamado o processo de conciliação das cobranças geradas com seus respectivos pagamentos. A conciliação bancária se dá através do arquivo remessa e retorno, entre o sistema gerador das cobranças e a instituição financeira responsável pela compensação dos boletos. Este processo de conciliação pode ser feito rotineiramente ou conforme definido pela empresa responsável pelas cobranças.

Qual sistema de gestão posso utilizar para emissão de boletos registrados?

A facilidade na emissão de boletos registrados trazida por um sistema de gestão se traduz em maior produtividade de toda a empresa. Podemos dizer que ao utilizar um sistema de gestão, a empresa facilita e organiza a gestão financeira e de quebra reduz o tempo para emissão das cobranças aos clientes. O sistema de gestão mais indicado para gerar e emitir boletos registrados é o sistema que seja integrado com vendas, compras, estoque e financeiro. Ou seja, podemos dizer que o melhor sistema para emissão de cobranças é aquele que possibilita uma autonomia maior do funcionário e que guarde as informações e com isso gere as cobranças de forma mais rápida e facilitada.

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Até a próxima!

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