Quando sua empresa efetua um pagamento ou mesmo recebe um, na maioria dos casos é emitido um comprovante que atesta a quitação do pagamento. Este comprovante é chamado de recibo, ou modelo de recibo de pagamento e nele constam os dados das partes envolvidas e seu respectivo valor. Muitas empresas utilizam este modelo de recibo para comprovar e atestar pagamentos ou recebimentos de clientes e fornecedores. Neste artigo você saberá melhor o que é um recibo de pagamento e como gerá-lo em sua empresa. Confira!

O que é um Recibo de Pagamento?

Antes de mais nada, um recibo de pagamento é um comprovante muito utilizado pelas empresas, de qualquer segmento, para atestar o pagamento efetivado pelo cliente ou mesmo pela própria organização. É comum vermos diversos modelos de recibos de pagamentos, alguns mais simples e outros mais completos.

O modelo de recibo normalmente terá:

  • valor;
  • descrição;
  • nome do devedor com assinatura;
  • o nome do credor com assinatura;
  • os dados completos das partes;
  • cidade/estado;
  • dia e horário da quitação do débito.

Como um Recibo é gerado?

A melhor forma de gerar um modelo de recibo é através de um sistema gerenciador financeiro que possibilite a geração e emissão do recibo facilmente em poucos passos. Além de otimizar o processo de emissão do recibo um sistema gerenciador financeiro também mantém os dados dos clientes e fornecedores envolvidos.

Qual é o melhor modelo de recibo para a minha empresa?

Antes de mais nada, você deve saber que não existe uma regra para o modelo de recibo que sua empresa pode adotar. Há diversos modelos que podem se encaixar na necessidade do seu negócio. O recibo mais utilizado é o modelo simples, com valor, descrição e onde as partes assinam e declaram a quitação. Lembre-se que quanto mais simples o recibo e fiel ao acordado, melhor. Nesse sentido, não esqueça que o melhor recibo para sua empresa é o recibo gerado em poucos segundos, algo que somente um sistema de gestão faz. Além disso, o sistema de gestão gera automaticamente o recibo, preenchido com os dados do inseridos anteriormente no sistema.

Conclusão

Vimos neste artigo como um controle financeiro eficiente passa pelas ferramentas certas usadas na sua empresa e uma delas é o recibo de pagamento, que auxilia o financeiro na comprovação dos pagamentos e recebimentos da empresa. Todavia sua empresa precisa observar qual o modelo de recibo é mais adequado ao negócio para evitar contratempos e ineficiências no processo. Também vimos como é importante contar com um sistema de gestão que otimize a rotina, por exemplo gerando recibos de pagamentos em poucos cliques. Somente através da otimização dos processos sua empresa terá a clara visão das possíveis melhorias e ainda mais acertos na gestão do negócio.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, não deixe de comentar abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment