Um dos fatores que mais justificam o crescimento e sucesso de uma empresa é sua organização e eficiência financeira. Não existem métodos ou fórmulas milagrosas quando se trata de pagar contas, receber em dia, provisionar orçamentos, gerir o fluxo de caixa ou mesmo para tomar decisões. Nesse sentido, é preciso um conjunto de ações e ferramentas para fazer a gestão financeira do seu negócio.

5 Passos para um financeiro eficiente

Abaixo, destacamos 5 passos para ajudar a sua empresa a fazer uma gestão financeira mais eficiente. Confira:

Tenha os números e resultados financeiros da sua empresa sempre em mãos
Acima de tudo, podemos dizer que para um empreendedor, números são tudo. Se você é empreendedor, seja de qualquer tamanho, sabe muito bem do que eu estou falando. Para uma empresa prosperar dela deve saber o que aconteceu ontem, tomar ações hoje e prever o futuro. Como fazemos isso? Olhando para os números. Em outras palavras, o que não é medido, não pode ser melhorado. Os resultados financeiros, o total de contas a pagar, a receber, o plano de contas, o saldo, a previsão de caixa, são alguns exemplos de índices e resultados que todas as empresas e gestores devem estar atentos. Seja como for, só é possível fazer um planejamento financeiro se houver acesso aos números do negócio.

Conheça sua empresa mais que qualquer um
Você como empreendedor deve conhecer a sua empresa mais do qualquer um que está nela, ou fora dela. Nesse sentido, você deve ser o responsável por todas as decisões e conhecer como ninguém o rumo do negócio, o mercado e todos os indicadores financeiros da empresa. Mais do que isso, você deve conhecer o financeiro da sua empresa melhor do que todos. Desta forma, evite terceirizar este setor, pois além de se distanciar do coração da sua empresa, você não conseguirá ter uma equipe própria ao seu lado desta maneira. Entenda que é você quem deve estar sempre atento aos concorrentes, aos preços praticados e também de como seu cliente gosta de ser atendido, e como ele gosta de efetuar os pagamentos para a sua empresa.

Tenha resiliência

Resiliência significa adaptação. Adaptação é peça chave para momentos de crise. Portanto, sua empresa e seu financeiro não podem parar no tempo. Para sua empresa continuar crescendo de forma saudável, é preciso adaptar processos e rotinas para novos momentos, e isso inclui a gestão financeira. Dessa forma, podemos citar alguns exemplos de adaptação como: renegociar pagamentos com fornecedores, fazer uma rotina de cobranças para clientes inadimplentes, ajustar as compras e fazer promoções. Somente com resiliência que sua empresa poderá prosperar em momentos adversos ou de queda nas vendas.

Não menos importante..

Gerencie seu financeiro de forma estratégica
Antes de mais nada, um dos segredos das grandes empresas é gerenciar o setor financeiro de forma estratégica. Como fazer isso? Escolher as ferramentas certas para esse controle. O sistema de gestão, com recursos de controle financeiro e geração de relatórios é essencial para tomar decisões mais acertadas e ter uma previsibilidade a médio e longo prazo. Tenha em mente que um sistema de controle financeiro atualmente serve tanto para uma micro empresa como pequenas e grandes, não só pelo investimento que é baixo, mas na facilidade de trabalhar com um sistema para essa gestão.

Adote um sistema de gestão integrado
Mais do que um simples gerenciador financeiro, um sistema de gestão integrado, ou ERP, pode transformar a sua empresa para sempre. Além do controle de contas a pagar e a receber, você ganha produtividade por integrar estes dados com todos os outros setores da empresa. Em outras palavras, já imaginou poder fazer as compras da empresa, fazer as vendas e tudo isso gerar lançamentos automaticamente no seu fluxo de caixa? Ou melhor, controlar seu estoque ao mesmo tempo que gera boletos bancários para seus clientes? Pois através de um sistema de gestão você pode.

Conclusão

Por fim, vimos como gerenciar de forma estratégica e eficaz o seu financeiro é essencial para o crescimento do negócio. Vimos como no final das contas, um sistema integrado de gestão poderá trazer inúmeros benefícios, tanto para você como para os setores da empresa, logo na organização como um todo. Se interessou em usar um sistema de gestão na sua empresa? Tem alguma dúvida ou dica para quem está precisando organizar melhor seu financeiro? Deixe nos comentários abaixo. Até a próxima!

Author