Ouvimos muito falar sobre a gestão financeira nas empresas e como ela impacta nos resultados do negócio e da operação como um todo. Mais do que um simples controle de contas a pagar e receber, a gestão financeira contempla todos os aspectos financeiros da empresa, sendo somente possível ser controlado, na maioria das vezes, através de um sistema. Vamos conferir neste artigo o que é um sistema de gestão financeira e sua importância dentro de uma empresa.

O que é um sistema de gestão financeira?

Um sistema de gestão financeira é uma ferramenta desenvolvida para o gerenciamento e organização do setor financeiro de um empreendimento. Seus recursos contemplam e consideram os diversos aspectos financeiros-econômicos da empresa. Um bom exemplo e o mais comum de todos é o gerenciamento de contas a pagar e receber, facilitando a rotina do empreendedor e/ou dos seus funcionários. O principal objetivo de um sistema de gestão financeira é otimizar tarefas que na prática tomariam muito tempo ou que são burocráticas. Um bom exemplo é o envio de cobranças, boletos e conciliações de pagamentos. Sem um sistema de gestão para esta rotina, o trabalho é todo manual e a possibilidade de acontecerem erros é elevada.

Outro aspecto que define um sistema de gestão financeira é a possibilidade de integração com outras áreas da empresa, como compras, vendas e estoque. É através de um sistema integrado que o financeiro da empresa poderá organizar suas receitas, despesas e gerar relatórios precisos. Não menos importante, um sistema de gestão para gerenciamento financeiro deve ser fácil de usar e com possibilidade de ser acessado de qualquer lugar.

Qual a importância de um sistema financeiro?

É comum vermos dois cenários dentro das empresas, um deles relacionado ao uso de planilhas e outro voltado totalmente à otimização de tarefas através de um sistema. Não é difícil prever qual dos dois cenários se mostrará mais eficiente para o negócio. É aí que destacamos um sistema de gestão financeira e vemos sua real importância.

O crescimento de uma empresa está totalmente ligado ao uso de sistemas de gestão. A importância de um sistema financeiro se traduz na produtividade que aparece quase que imediatamente na rotina dos colaboradores. Outro aspecto importante a se destacar é a padronização dos processos, que através de uma única plataforma reúne todos os recursos, dados e resultados para todos os envolvidos.

Não menos importante é a geração de relatórios completos e precisos para uma melhor tomada de decisão.

Qual o sistema de gestão ideal para minha empresa?

Um sistema de gestão ideal para a sua empresa é aquele que reúne recursos poderosos de controle financeiro mas que seja acessível e permita seu uso de qualquer lugar. Mais do que auxiliar a sua empresa, um sistema de gestão financeira deve fazer com que a rotina e os processos sejam otimizados e que haja um ganho considerável de produtividade. E você, já sabe qual sistema se encaixa melhor nas suas necessidades? Recomendamos acessar este link e fazer uma análise detalhada sobre o assunto.

Gostou do artigo? Não deixe de comentar abaixo suas dúvidas e sugestões.

Até a próxima!

Author

Write A Comment