Vamos conferir mais detalhes sobre o que é Alvará de Funcionamento e para que serve e como emitir, no artigo abaixo. O Alvará de Funcionamento, também chamado de Licença de Funcionamento, é um documento que formaliza e autoriza a operação de uma empresa em um determinado local ou região, sob os critérios e normas daquele local. O Alvará faz parte dos documentos necessários para a constituição de uma empresa e deve ser considerado na hora de abrir o seu negócio.

O que é Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento emitido pela prefeitura de uma cidade, com a finalidade de autorizar a operação de uma empresa em um determinado local. O Alvará é emitido somente após a apresentação de documentos solicitados e do pagamento da taxa sobre a emissão. A obrigatoriedade do Alvará de Funcionamento compreende as micro, pequenas, média e grandes empresas, sejam comercias, prestadores de serviços, indústrias ou outros.

Para que serve o Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento serve para autorizar uma empresa a se estabelecer e operar em uma cidade. Caso não tenha o documento, a empresa poderá ser impedida de funcionar, além de arcar com as penalidades previstas. Não menos importante, a falta do alvará poderá trazer consequências para os proprietários e sócios da empresa, que poderão responder criminalmente caso tenha havido danos a terceiros, por falta do documento de funcionamento.

Como emitir o Alvará de Funcionamento para sua empresa?

Para emitir o Alvará de Funcionamento, é necessário que o empreendedor se dirija até a prefeitura do município em que a empresa irá funcionar. Os documentos necessários para emissão variam de acordo com cada município, mas normalmente estão:

  • Comprovante de quitação do IPTU do imóvel em que a empresa irá utilizar para operar
  • Apresentar o Habite-se do imóvel
  • Alvará de proteção contra incêndios
  • Cartão CNPJ
  • Contrato Social da empresa

O prazo para a expedição do Alvará não é definido, pois podem acontecer imprevistos na vara em que está sendo processado o documento, bem como falta de pessoal ou demanda alta de processos. Porém não é comum demorar muito.

Sistema de Gestão Empresarial

Conheça o sistema de gestão ERP Suite e faça sua empresa dar um salto em produtividade. Experimente grátis por 10 dias, acessando https://www.erpsuite.com.br/ativacao. Você poderá gerir seu fluxo de caixa, fazer vendas e orçamentos, emitir notas fiscais, dar entrada em notas fiscais de compra, emitir boletos, gerar relatórios e muito mais.

Author

Write A Comment