A prospecção de clientes é parte essencial na estratégia comercial de uma empresa. Além de gerar oportunidades de negócios, a prospecção gera dados preciosos sobre o mercado. Toda a empresa que quer dar um salto em vendas, precisa considerar a prospecção no seu modelo de negócio. No artigo de hoje abordamos 5 dicas essenciais para a sua empresa fazer a melhor prospecção de clientes e gerar resultados positivos a longo prazo. Vamos lá?
O que é prospecção de clientes?
Podemos dizer que a prospecção de clientes é a técnica em vendas onde a empresa busca ativamente seus clientes considerados ideais. Para isso, a empresa deverá fazer:
- um estudo do mercado de atuação;
- buscar informações sobre o nicho de atuação da empresa;
- fazer um estudo completo do perfil dos clientes desejados;
- fazer contato com estes potenciais clientes;
- analisar os resultados.
A prospecção de clientes exige atenção, dedicação e por muitas vezes tempo para que os resultados apareçam. Para o empresário a tarefa de criar o melhor método para o negócio também depende do tempo para saber dos resultados e fazer as melhorias necessárias. O processo de prospecção tem seu início quando um vendedor entra em contato com seu potencial cliente e faz diversas perguntas para entender sobre a situação do mesmo. A ideia neste momento é investigar se há alguma dor que a sua empresa possa solucionar. Vamos às nossas 5 dicas essenciais de prospecção para sua empresa:
#1° dica: Pergunte
No momento em que seu potencial cliente fornecer as respostas para suas perguntas, escreva-as em algum lugar. Depois, com o contato finalizado, organize as ideias e tente encontrar pontos em comum, com outras ligações feitas para outros potenciais clientes.
#2° dica: Ponto em Comum
Ao encontrar um ponto em comum em todos os contato efetivados é hora de montar uma abordagem voltada à esta necessidade em comum. As pessoas adoram fazer parte de grupos principalmente quando este grupo compartilha das mesmas dores que eles.
#3°dica: Repita
Aborde novamente os clientes potenciais e veja o que é dito por eles. Normalmente o retorno será positivo. Neste momento poderão ser feitas melhorias para melhorar o índice de interessados.
#4° dica: Armazene
Armazene todos os dados das ligações e dos roteiros escritos, desde o primeiro. Eles formarão uma espécie de manual para outros colaboradores. E ajudarão na análise e melhoria dos indicadores.
#5° dica: Analise
Analise todos os dados gerados e promova melhorias. Nenhum processo é tão bom que não possa ser melhorado. Utilize em sua empresa um sistema de gestão empresarial, para ajudar sua empresa a gerar dados confiáveis e relatórios completos. Sem um sistema, suas chances de sucesso são mínimas.
Conclusão
Neste artigo vimos como a prospecção de clientes para a sua empresa é um processo importante, necessário e que é preciso um método, uma estratégia para funcionar. As dicas dadas acima são uma ótima forma de começar a fazer esta prospecção na sua empresa. Colha informações do seu mercado, analise, tome somente decisões baseadas em números. Assim, a chance de sucesso é grande.
E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar abaixo e dar suas sugestões.
Até a próxima!