Sabemos como um controle financeiro eficiente faz a diferença no crescimento de uma empresa. É através de um fluxo de caixa eficiente que os gestores conseguem fazer investimentos e melhorias no negócio. No entanto existem fatores que podem prejudicar o fluxo de caixa e acarretar em uma série de erros e problemas nas finanças da empresa. Muitos destes problemas passam despercebidos pelo empresário ou gestor financeiro. A boa notícia é que existem formas de evitar estes problemas. Neste artigo, destacamos 5 fatores que podem prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa. Vamos conferir quais são eles?

. Não utilizar um sistema de gestão

Um dos fatores que afetam negativamente seu fluxo de caixa é a falta de controle profissional deste fluxo financeiro. Adotar um sistema de gestão é tão necessário que é difícil imaginar sua empresa crescer utilizando planilhas de controle no excel. Mais do que um sistema para gerenciar suas contas a pagar e receber, um sistema de gestão é integrado com outras áreas do seu negócio, permitindo ao gestor ter uma visão do todo. Além disso um sistema de gestão permite a elaboração de relatórios completos e precisos.

. Não fazer o controle financeiro diariamente

Para que se tenha um controle financeiro e de fluxo de caixa realmente efetivo é necessário que se crie uma rotina diária de controle e análise dos pagamentos e recebimentos da empresa. Este controle diário permite que se tenha a real noção da situação do fluxo de caixa, permitindo assim tomar decisões baseadas na realidade financeira do negócio. Fazer o controle diário do financeiro demanda responsabilidade e disciplina por parte do colaborador ou gestor, além disso demanda habilidade para tomar decisões muitas vezes difíceis.

. Não separar as contas da empresa das pessoais

Um dos maiores erros de todas as empresas e dos empreendedores é no que tange as contas da empresa com as contas pessoais. Pode parecer simples, mas esta separação muitas vezes é ignorada. Sem uma gestão correta das contas, a empresa corre o risco de estar pagando diversas contas que não possuem vínculo com a operação, tirando da empresa a sua capacidade de gerar lucro.

. Não negociar com fornecedores

Todas as empresas possuem contas a pagar, isso é um fato. As empresas que mais crescem fazem isso negociando melhor com seus fornecedores. A ideia aqui é trabalhar o máximo de dias possíveis sem tirar recursos do caixa da empresa. Negociar com fornecedores significa obter prazos maiores para pagamentos, antecipação do serviço a ser prestado, renegociação de vencimentos de títulos, entre outros. Saber negociar é essencial para que o fluxo de caixa se mantenha positivo.

. Não bater as metas de vendas

Um grande problema para o fluxo de caixa é não vender conforme o esperado. Não vender bem significa menos recursos para a empresa pagar suas contas e obter lucro. Sem lucro a empresa não investe nela mesma e não cresce. É uma bola de neve que traz problemas maiores a longo prazo. Por isso preste atenção no setor comercial da sua empresa. Estipule metas e faça sua equipe alcançá-la.

Author

Write A Comment