Sabemos como um controle financeiro eficiente faz a diferença no crescimento de uma empresa. É através de um fluxo de caixa eficiente que os gestores conseguem fazer investimentos e melhorias no negócio. No entanto existem fatores que podem prejudicar o fluxo de caixa e acarretar em uma série de erros e problemas nas finanças da empresa. Muitos destes problemas passam despercebidos pelo empresário ou gestor financeiro. A boa notícia é que existem formas de evitar estes problemas. Neste artigo, destacamos 5 fatores que podem prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa. Vamos conferir quais são eles?

Não utilizar um sistema de gestão

Um dos fatores que afetam negativamente seu fluxo de caixa é a falta de controle profissional deste fluxo financeiro. Adotar um sistema de gestão é tão necessário que é difícil imaginar sua empresa crescer utilizando planilhas de controle no excel. Mais do que um sistema para gerenciar suas contas a pagar e receber, um sistema de gestão é integrado com outras áreas do seu negócio, permitindo ao gestor ter uma visão do todo. Além disso um sistema de gestão permite a elaboração de relatórios completos e precisos.

Não fazer o controle financeiro diariamente

Para que se tenha um controle financeiro e de fluxo de caixa realmente efetivo é necessário que se crie uma rotina diária de controle e análise dos pagamentos e recebimentos da empresa. Este controle diário permite que se tenha a real noção da situação do fluxo de caixa, permitindo assim tomar decisões baseadas na realidade financeira do negócio. Fazer o controle diário do financeiro demanda responsabilidade e disciplina por parte do colaborador ou gestor, além disso demanda habilidade para tomar decisões muitas vezes difíceis.

Não separar as contas da empresa das pessoais

Um dos maiores erros de todas as empresas e dos empreendedores é no que tange as contas da empresa com as contas pessoais. Pode parecer simples, mas esta separação muitas vezes é ignorada. Sem uma gestão correta das contas, a empresa corre o risco de estar pagando diversas contas que não possuem vínculo com a operação, tirando da empresa a sua capacidade de gerar lucro.

Não negociar com fornecedores

Todas as empresas possuem contas a pagar, isso é um fato. As empresas que mais crescem fazem isso negociando melhor com seus fornecedores. A ideia aqui é trabalhar o máximo de dias possíveis sem tirar recursos do caixa da empresa. Negociar com fornecedores significa obter prazos maiores para pagamentos, antecipação do serviço a ser prestado, renegociação de vencimentos de títulos, entre outros. Saber negociar é essencial para que o fluxo de caixa se mantenha positivo.

Não bater as metas de vendas

Um grande problema para o fluxo de caixa é não vender conforme o esperado. Não vender bem significa menos recursos para a empresa pagar suas contas e obter lucro. Sem lucro a empresa não investe nela mesma e não cresce. É uma bola de neve que traz problemas maiores a longo prazo. Por isso preste atenção no setor comercial da sua empresa. Estipule metas e faça sua equipe alcançá-la.

Author

Write A Comment