A prospecção de clientes é parte essencial na estratégia comercial de uma empresa. Além de gerar oportunidades de negócios, a prospecção gera dados preciosos sobre o mercado. Toda a empresa que quer dar um salto em vendas, precisa considerar a prospecção no seu modelo de negócio. No artigo de hoje abordamos 5 dicas essenciais para a sua empresa fazer a melhor prospecção de clientes e gerar resultados positivos a longo prazo. Vamos lá?

O que é prospecção de clientes?

Podemos dizer que a prospecção de clientes é a técnica em vendas onde a empresa busca ativamente seus clientes considerados ideais. Para isso, a empresa deverá fazer:

  • um estudo do mercado de atuação;
  • buscar informações sobre o nicho de atuação da empresa;
  • fazer um estudo completo do perfil dos clientes desejados;
  • fazer contato com estes potenciais clientes;
  • analisar os resultados.

A prospecção de clientes exige atenção, dedicação e por muitas vezes tempo para que os resultados apareçam. Para o empresário a tarefa de criar o melhor método para o negócio também depende do tempo para saber dos resultados e fazer as melhorias necessárias. O processo de prospecção tem seu início quando um vendedor entra em contato com seu potencial cliente e faz diversas perguntas para entender sobre a situação do mesmo. A ideia neste momento é investigar se há alguma dor que a sua empresa possa solucionar. Vamos às nossas 5 dicas essenciais de prospecção para sua empresa:

#1° dica: Pergunte

No momento em que seu potencial cliente fornecer as respostas para suas perguntas, escreva-as em algum lugar. Depois, com o contato finalizado, organize as ideias e tente encontrar pontos em comum, com outras ligações feitas para outros potenciais clientes.

#2° dica: Ponto em Comum

Ao encontrar um ponto em comum em todos os contato efetivados é hora de montar uma abordagem voltada à esta necessidade em comum. As pessoas adoram fazer parte de grupos principalmente quando este grupo compartilha das mesmas dores que eles.

#3°dica: Repita

Aborde novamente os clientes potenciais e veja o que é dito por eles. Normalmente o retorno será positivo. Neste momento poderão ser feitas melhorias para melhorar o índice de interessados.

#4° dica: Armazene

Armazene todos os dados das ligações e dos roteiros escritos, desde o primeiro. Eles formarão uma espécie de manual para outros colaboradores. E ajudarão na análise e melhoria dos indicadores.

#5° dica: Analise

Analise todos os dados gerados e promova melhorias. Nenhum processo é tão bom que não possa ser melhorado. Utilize em sua empresa um sistema de gestão empresarial, para ajudar sua empresa a gerar dados confiáveis e relatórios completos. Sem um sistema, suas chances de sucesso são mínimas.

Conclusão

Neste artigo vimos como a prospecção de clientes para a sua empresa é um processo importante, necessário e que é preciso um método, uma estratégia para funcionar. As dicas dadas acima são uma ótima forma de começar a fazer esta prospecção na sua empresa. Colha informações do seu mercado, analise, tome somente decisões baseadas em números. Assim, a chance de sucesso é grande.

E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar abaixo e dar suas sugestões.

Até a próxima!

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