Podemos dizer que a gestão de compras é um dos pilares essenciais de um negócio. Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Quem compra bem, vende melhor ainda. Ou seja, podemos dizer que a empresa que faz uma correta gestão de compras obtém melhores resultados. No artigo de hoje, vamos saber melhor sobre a gestão de compras: o que é e como fazê-la em sua empresa. Curioso para ler? Então vamos lá.

O que é a gestão de compras?

A gestão de compras é o controle e planejamento do recursos que envolvem as compras em uma organização. A gestão de compras é tão importante quanto as vendas e por isso deve ser gerenciada em cadeia, integrada à todos os outros setores da empresa.
A gestão e o controle de compras sempre foi um desafio para a maioria dos empreendedores. Para uma grane parte destes empreendedores, o conhecimento do que é a gestão de compras e como fazê-la na sua empresa é quase nulo, acarretando em gastos e custos elevados para manter a empresa de pé.

A gestão de compras é reconhecida como sendo estratégica atualmente dentro das organizações, por isso mesmo que a maioria das empresas já controlam o estoque de forma automatizada. A correta gestão das compras garante que a operação da empresa não seja prejudicada e que sempre os insumos ou produtos finais estejam disponíveis.

Quais são os benefícios da gestão de compras?

Ao gerenciar as compras de forma organizada e efetiva, a empresa colhe resultados positivos. Podemos citar alguns benefícios da gestão de compras:

  1. Maior clareza dos produtos que entram e saem da empresa
  2. Registro de todos os valores e produtos da compra
  3. Acompanhamento em tempo real do Contas a Pagar
  4. Melhor planejamento logístico
  5. Melhor acompanhamento dos Fornecedores

Fazer um controle de todos os pedidos realizados no setor comercial e de todos as ordens de compra efetivadas no setor de compras é fundamental para uma gestão de compras mais eficiente. Com as vendas, é possível identificar os produtos que possuem mais giro no estoque por exemplo. Já com as ordens de compra é possível saber quais produtos possuem margem para negociação.

Como fazer uma gestão de compras eficiente na sua empresa?

Vários fatores são importantes para serem observados no controle da gestão de compras para que esta seja mais efetiva. Vamos aos principais pontos a serem observados:

Conclusão

Como podemos ver neste artigo, a gestão de compras depende de alguns fatores essenciais para que seja eficiente e para que se colha resultados satisfatórios a longo prazo. Além de adotar um sistema de gestão é necessário analisar os dados gerados, através de relatórios para que sejam feitos ajustes sempre que necessário. Podemos concluir que com uma gestão correta de compras a empresa terá uma grande redução de custos, vai ganhar produtividade nos processos e perder menos tempo com retrabalhos.

E aí, gostou do artigo? Não esqueça de comentar ou deixar sua sugestão abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment