Ao gerenciar uma empresa, o empreendedor também precisa focar no atendimento ao seu cliente. Este atendimento deve satisfazer as necessidades do cliente, mesmo que as vezes sua empresa não conseguirá oferecer algo que ele procura. O atendimento de qualidade ao cliente é um desafio diário e muitas empresas possuem dúvidas sobre o assunto. Então, hoje iremos falar do Atendimento ao cliente: importância e mais 5 dicas para a sua empresa. Vamos lá?

Qual a importância do atendimento ao cliente?

Em qualquer segmento de mercado, o atendimento de qualidade e satisfatório é o caminho para obter mais consumidores da sua marca. Clientes insatisfeitos além de não voltarem a comprar, ainda muitas vezes vão falar mal da sua empresa. Portanto considere sempre realizar o melhor atendimento possível, isso fará sua empresa fechar cada vez mais vendas em vez de fechar as portas. Um consumidor da sua empresa nunca deverá sair com a impressão de ter sido mal atendido.

Outro ponto importante quando falamos de atendimento ao cliente, é que um cliente quando bem atendido, normalmente terá grandes chances de ser fidelizado pela empresa, aumentando seu grau de relacionamento com a sua marca e gerando um marketing espontâneo para seus amigos e conhecidos.

5 dicas

Dicas para realizar um bom atendimento aos seus clientes

1. Não tenha medo

Realizar um atendimento é como ajudar um amigo. A pessoa que está querendo saber mais informações da sua empresa tem a intenção de conhecer melhor o produto, portanto não tenha medo de explicar o que sabe e se não souber alguma informação, procure-a e depois retorne para essa pessoa com a resposta.

2. Não tenha uma impressão antecipada dos clientes

Não julgue, não forme impressão antecipada e não tenha qualquer preconceito com as pessoas que tenham interesse em seu produto/serviço. Atenda seus consumidores sempre da mesma forma.

3. Saiba ouvir seu cliente

Saber ouvir é um dos pontos mais cruciais para que um atendimento ao cliente seja satisfatório. É ouvindo que você conhecerá as dores do seu cliente e ainda criará a empatia necessária para poder vender uma solução para ele. Nenhum cliente gosta de um vendedor que lhe dê uma solução logo na primeira pergunta.

4. Tenha proatividade

Ser proativo é se antecipar ao fatos. Anote algo, vá em busca de alguma informação, ofereça alguma ajuda inesperada, realize uma ligação por telefone. Ser proativo ajuda seu consumidor a ter mais facilidade na compra dos produtos e serviços da sua empresa. Ser proativo também mostra eficiência no processo de venda, o que resulta em melhores números de vendas e melhores resultados para a empresa.

5. Seja receptivo às críticas

Uma empresa sempre receberá críticas. Seja uma crítica ao produto, ao serviço, ao suporte, à garantia ou ao atendimento. O grande segredo é ser receptivo às críticas e respondê-las com educação, considerando todas elas para o crescimento da empresa. Ouvir as críticas não quer dizer que a empresa mudará seu processo a cada cliente que criticar, mas sim considerar a opinião do consumidor e realizar uma análise interna sempre que possível, usando um sistema de gestão para analisar todos os indicadores do negócio e saber onde realizar as possíveis melhorias.

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