O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, também chamado de DANFe é uma apresentação visual e organizada da Nota Fiscal, que é emitida eletronicamente. Este documento serve para auxiliar nas operações de transporte e circulação dos produtos e serviços comercializados, atestando e servindo como um comprovante sobre a emissão da nota fiscal eletrônica. Mas, como gerar a DANFe aí na sua empresa? Através deste artigo você saberá mais sobre este importante e necessário documento e como gerar no seu negócio. Vamos conferir?

O que é a DANFe?

A DANFe é um documento que traz de forma visual todas as informações da nota fiscal, que foi emitida exclusivamente por meio eletrônico. Isso quer dizer que a nota fiscal eletrônica em si não tem como característica de ser lida por pessoas e sim por sistemas de fiscalização e gerenciamento. A DANFe foi criada para que houvesse um meio fácil e gráfico de ser visualizada pelas empresas e clientes. Na DANFe estão todas as informações sobre a venda, desde os dados completos do vendedor quanto do cliente, as informações de entrega, impostos e demais informações do produto ou serviço comercializado. A DANFe também tem o objetivo de ser um documento comprobatório para fins de fiscalização, durante ou antes do transporte de mercadorias. Também atesta a veracidade da compra pelo lado do cliente.

Como gerar a DANFe na sua empresa?

Para gerar a DANFe na sua empresa você poderá optar por um sistema emissor de notas fiscais, que irá auxiliar na emissão e gerenciamento fiscal como um todo. Lembrando que as notas fiscais emitidas devem ser armazenadas pelo período de cinco anos. Portanto é importante que sua empresa conte com um sistema emissor de notas fiscais que ofereça a gestão total das suas notas e um armazenamento seguro e dentro das normas fiscais vigentes. Para gerar uma DANFe, basta que sua empresa acesse um sistema gerador de notas fiscais juntamente com o certificado da empresa, realizando o cadastramento do produto ou serviço a ser comercializado, seus respectivos impostos e ainda as informações do comprador/tomador. Ao gerar e transmitir essa nota fiscal para a SEFAZ, o sistema automaticamente gerará a DANFe e o XML da nota fiscal, possibilitando assim a impressão do documento.

Sistema de Gestão gerador de DANFe

Escolher um sistema de gestão para emitir sua DANFe é essencial e necessário para que sua empresa possa ter mais produtividade nas emissões de notas fiscais no dia a dia. Já imaginou o trabalho de emitir notas fiscais sem poder contar com dados de clientes e produtos já previamente cadastrados? Pois é, assim que uma empresa sem um sistema de gestão opera. Através de um sistema de gestão gerador de DANFe os colaboradores de uma empresa são mais eficientes e cometem menos erros de preenchimento, por exemplo.

Author

Write A Comment