Gerir e fazer uma empresa crescer não é uma tarefa fácil. Gerenciar vendas, estoque, compras e emissão de notas fiscais exige sempre atenção e disciplina de quem o faz. Um dos gargalos mais enfrentados por gestores e donos de empresas são os custos. O que são custos? Como posso gerenciar os custos da minha empresa? São alguns questionamentos comuns em todas as empresas. Neste artigo vamos conferir 5 dicas para diminuir custos na sua empresa. Vamos lá?
O que são custos?
Antes de mais nada, temos que dizer que custos são diferentes de despesas. Despesas são relativas à operação da empresa, como propaganda, pagamento de funcionários, publicidade, honorários advocatícios, etc. Já os custos representam a aquisição de bens, matérias-primas, energia elétrica, água, impostos, entre outros. Muitas vezes as empresas quando querem aumentar seus lucros tendem a diminuir seus custos para atingir o objetivo.
Certas ações podem ajudar sua empresa a diminuir e gerenciar melhor os custos. Vamos conferir 5 delas:
1. Renegocie com os fornecedores
Uma boa forma de reduzir custos, tanto na aquisição de matérias-primas quanto na compra para revenda é renegociar as compras com os fornecedores. A ideia é simples: aumentar o prazo para pagamento e barganhar descontos. A tentativa é válida já que os fornecedores normalmente precisam bater suas metas de vendas e oferecem muitas vezes condições exclusivas caso a empresa precise.
2. Reavalie o regime tributário da empresa
Muitas empresas acreditam que o regime do Simples Nacional é o melhor para suas atividades e faturamento e assim acreditam estar economizando ao pagar uma guia de impostos todos os meses. Porém não é bem assim. Outros regimes tributários como o lucro presumido ou o lucro real podem ser mais vantajosos inclusive para o pagamento de menos impostos, reduzindo assim os custos da empresa. Consulte sempre sua contabilidade para reavaliar a cada ano o regime tributário do seu negócio.
3. Reduza o consumo de energia e água da empresa
Ações simples como trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas LED já ajuda sua empresa a economizar com energia. Trocar torneiras comuns por torneiras com temporizador também ajudará a empresa na redução da conta de água. São pequenas mudanças na organização que trazem enormes benefícios e redução de custos.
4. Evite que a empresa receba multas
Evite que multas sejam aplicadas à empresa para reduzir os custos do negócio. Pague os impostos em dia, evite ao máximo os juros bancários e evite também as multas empregatícias. As multas representam muitas vezes uma grande parcela dos custos da empresa.
5. Automatize os processos
Automatizar os processos da sua empresa é uma das melhores formas de reduzir custos. Adotar um sistema de gestão, diminuir a quantidade de papel utilizada, otimizar os processos burocráticos são alguns exemplos de ações para redução de custos na empresa. Um sistema gerencial reúne diversas ferramentas que automatizam os processos e através dele a empresa também poderá identificar os gargalos da operação.
E aí, gostou das nossas dicas?
Não deixe de comentar abaixo e deixar suas sugestões para os próximos artigos!