Todos já conhecem muito bem o Whatsapp. O aplicativo para troca de mensagens que se tornou uma ferramenta utilizada por 9 entre 10 brasileiros. Depois de lançar o Whatsapp Business, agora o Whatsapp lançou o Whatsapp Pay, uma forma de enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de sair da conversa e muito menos de ter que utilizar um outro aplicativo, como por exemplo de um banco, para realizar essa operação. Mas, como isso funciona realmente? Como pode beneficiar você e sua empresa? É isso que vamos explicar no artigo de hoje. Vamos conhecer melhor sobre o Whatsapp Pay: O que é e como usar na sua empresa? Vamos lá!

O que é Whatsapp Pay?

O Whatsapp Pay, que no Brasil chegou como Whatsapp Pagamentos, é uma forma prática, oferecida pela empresa Whatsapp, de seus usuários enviarem e receberem dinheiro, direto pelo aplicativo. Segundo a empresa, esta função será disponibilizada aos poucos para todos os usuários. A função de pagamentos tão esperada já havia sido aprovada pelo Banco Central no Brasil, ainda em março, porém somente agora ela foi de fato lançada para o público. A ferramenta consiste na possibilidade de durante uma conversa o usuário enviar ou receber dinheiro sem a necessidade de utilizar um aplicativo de terceiros ou sair da conversa para realizar esta ação. É claro que você terá que cadastrar um cartão do seu banco no aplicativo para que esta função funcione. Por enquanto, somente cartões de débito são aceitos na plataforma.

Quais são os bancos e cartões aceitos no Whatsapp Pay?

Como citado acima, atualmente somente cartões de débito são aceitos na plataforma. Isso quer dizer que você sim, deverá ter uma conta em um banco para poder utilizar o recurso. As bandeiras aceitas no momento são Visa e Mastercard. Quanto aos bancos aceitos, vamos a eles:

  • Bradesco;
  • Banco Next;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Mercado Pago,
  • Woop.

Quais são os limites de pagamentos no Whatsapp Pay?

Existem limites, estabelecidos antes do lançamento do recurso, para os usuários que forem utilizar o Whatsapp Pay. Atualmente você terá o limite de até R$ 1.000,00 por transação e receber até 20 pagamentos por dia. No mês, você poderá no máximo movimentar até R$ 5.000,00, incluindo pagamentos ou recebimentos.

Quanto custa utilizar o Whatsapp Pay?

Para os usuários do Whatsapp que utilizarem a função de pagamentos, o custo é zero. Ou seja, nada será cobrado pela transação, seja um pagamento ou um recebimento de valor. Claro que você deverá ficar atento à sua conta e do saldo que há nela. Nem seu banco, nem o whatsapp cobrará pelo uso da ferramenta.

Sistema de Gestão

Para a sua empresa, utilizar o Whatsapp Pay pode ser um diferencial competitivo, já que elimina a necessidade de máquina de cartão de crédito, boleto ou qualquer outro meio conhecido. Também é importante observar que a empresa deverá controlar seus recebimentos e pagamentos feitos pela plataforma através de um sistema de gestão, para que tenha um controle efetivo de todas as transações realizadas. Não adianta facilitar os recebimentos e pagamentos da sua empresa utilizando o Whatsapp Pay e se perder no controle do fluxo de caixa, ou até mesmo dos clientes inadimplentes. Um sistema de gestão sempre será essencial para sua empresa.

É seguro utilizar o Whatsapp Pay?

Segundo o Facebook, empresa detentora do Whatsapp, a segurança da transação é garantida. O Facebook também garante que há um monitoramento antifraude, que dá uma proteção aos usuários, como por exemplo se houver alguma atividade suspeita na conta. A criptografia de ponta a ponta disponibilizada nas mensagens é um pouco diferente quando falamos dos pagamentos. A diferença é que nos pagamentos, o Facebook se comunica com terceiros, como o banco e a credenciadora.

Author

Write A Comment