Não por acaso, o Whatsapp virou o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado pelos brasileiros nos últimos anos, são mais de 120 milhões de pessoas na plataforma. Ele reúne a praticidade e a segurança necessária para uma comunicação assertiva e simples entre as pessoas e também entre empresas e consumidores. Com o passar do anos, as empresas começaram a vender mais e mais através do aplicativo, o que culminou até em um produto desenvolvido chamado Whatsapp Business. Mas, sua empresa adota alguma estratégia comercial para melhorar a performance das vendas? Ou está somente disparando mensagens para todo mundo e esperando as vendas acontecerem? Neste artigo vamos falar sobre as Vendas pelo Whatsapp: 5 dicas para melhorar a performance da sua empresa. Vamos lá? Confira no artigo abaixo.

Por que sua empresa deve vender pelo Whatsapp?

Fazer vendas pelo whatsapp permite que até mesmo aqueles pequenos negócios que estão começando agora possam se comunicar e se relacionar com clientes, sem fazer grandes investimentos em equipe, estrutura ou em equipamentos. Atualmente vender pelo Whatsapp é manter um canal aberto e ativo para gerar e converter leads em clientes. Mas isso não quer dizer que as vendas por este canal devam ser só se resumir a um canal. Sua empresa pode adotar estratégias para que a performance de vendas seja realmente maior. Isso quer dizer que você pode transformar o mensageiro em uma ferramenta realmente útil para alavancar alguns resultados do seu negócio. Ao utilizar o aplicativo, um vendedor por exemplo, pode dar atenção à diversos leads e clientes ao mesmo tempo, diferentemente do telefone, em uma ligação comercial. Outro ponto importante a ser considerado é que o Whatsapp aproxima mais as pessoas do que o e-mail ou outras formas de contato utilizadas.

Adapte seu processo de vendas para usar o Whatsapp

Um dos processos mais importantes quando surgem novos canais de aquisição de clientes para a empresa. A adaptação do processo de vendas, bem como a adaptação da equipe ao novo formato é essencial para que o Whatsapp traga mais performance ao setor comercial. O próprio whatsapp, como dito anteriormente, se adaptou às empresas, criando o Whatsapp Business. Então por que não adaptar seu processo e sua equipe para este novo canal? Adapte se possível todas as etapas do comercial, desde o primeiro contato/atendimento até o fechamento da venda. Não vale perder tempo neste processo muito menos se acomodar, tente fazer o máximo de adaptações no seu processo e escolha aquelas que mais deram resultados.

Crie uma forma padronizada de comunicação

Padronize a forma de comunicação da sua empresa, principalmente quando o Whatsapp é usado por diversos colaboradores. Além de criar uma comunicação padronizada, o processo evita até que linguagens ou abordagens inadequadas aconteçam, sem que os responsáveis da organização tenham controle sobre isso. Outro ponto importante da padronização da comunicação pelo Whatsapp é a possibilidade de promover melhorias, já que o processo de comunicação é único em toda a empresa, ajudando na análise do processo.

Defina metas para seus vendedores

Ao utilizar diversos canais para prospecção e vendas, a empresa precisa definir metas sobre quantos contatos foram efetivados, entre outras métricas, principalmente quando do uso do Whatsapp. Através de metas, os vendedores conseguirão ter uma visibilidade melhor do processo e do uso da ferramenta de comunicação no dia a dia.

Utilize o Whatsapp Business

Considere adotar o Whatsapp Business na sua empresa. Além de trazer mais segurança para a comunicação entre sua empresa e os clientes, também será possível analisar métricas sobre os contatos efetivados, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, bem como criar etiquetas, respostas automáticas, entre outros recursos úteis para a rotina da sua empresa.

Utilize um sistema de gestão

Sua empresa precisar gerenciar os contatos, as vendas, o faturamento e tudo que envolve não somente a area comercial mas também o restante da empresa. Ao contar com um sistema de gestão, seu negócio terá uma integração total das vendas, com o financeiro, fluxo de caixa, estoque, prestação de serviços, etc.

E ai, gostou das dicas? Não deixe de comentar ou dar suas sugestões nos comentários abaixo. Até a próxima!

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