Proprietários de empresas possuem diversas obrigações trabalhistas, legais e fiscais em suas organizações e são responsáveis pelo envio das informações de suas operações para os órgãos fiscais. Uma destas obrigações é o SPED Fiscal. Mas o que é o SPED Fiscal e como gerar ele na sua empresa? É o que vamos saber neste artigo. Acompanhe.

O que é o SPED Fiscal?

O SPED Fiscal é um arquivo digital que reúne todas as informações das operações fiscais da empresa e contribuintes, que serão enviadas de forma digital para a Receita Federal. O SPED Fiscal também é conhecido como EFD (Escrituração Fiscal Digital) e precisa ser enviado todos os meses pela empresa, ou muitas vezes pela contabilidade que presta o serviço para as empresas emissoras. A obrigatoriedade de envio do SPED Fiscal faz com que as empresas busquem sistemas de gestão que possam automatizar o processo e dar mais fluidez no envio de informações, seja para a Receita Federal ou para a contabilidade.

Como gerar o arquivo do SPED?

Antes de mais nada, temos que explicar que existem 3 tipos de escrituração digital. São elas:

  • SPED ICMS – Escrituração Fiscal Digital
  • SPED Fiscal – Documentos Fiscais Eletrônicos
  • SPED Contribuições – Escrituração Contábil Digital

Para gerar o arquivo do SPED Fiscal, é necessário o uso de um sistema que agregue as informações necessárias e que possa gerar o arquivo corretamente. Um sistema de gestão poderá ser a ferramenta adequada para esta necessidade desde que esteja com este recurso funcionando.
A entrega do SPED Fiscal é totalmente digital, desde que seja validado pelo próprio sistema SPED. Além disso, o arquivo precisa ser assinado por uma entidade credenciada e através de um certificado válido.

Quais os benefícios em gerar o SPED Fiscal?

São inúmeros os benefícios em gerar o SPED Fiscal na sua empresa, e dentre eles podemos citar:

  • Reduz a utilização de papel na empresa
  • Digitaliza e automatiza o processo de envio das informações fiscais para os órgãos responsáveis
  • Padroniza as informações obrigatórias
  • Simplifica o processo de documentação fiscal
Conclusão

Vimos como a simplificação dos processos fiscais de uma empresa através do SPED Fiscal pode colaborar na produtividade do negócio e dos colaboradores. Vimos também que o SPED Fiscal é um recurso digital que veio para auxiliar as empresas no envio das informações fiscais para a Receita Federal, e com ele há uma padronização das informações geradas. Não menos importante, a utilização de um sistema de gestão é peça-chave para gerar o SPED Fiscal com rapidez e segurança.

E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar ou dar sugestões nos comentários abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment