Diferentemente do modelo de vendas pontuais, os pagamentos recorrentes são caracterizados por terem uma automação na gestão dos seus recebimentos e pagamentos. Isso quer dizer que, para uma empresa que utiliza o modelo de pagamentos recorrentes, podem surgir diversos desafios e mais complexidade no controle financeiro do que em vendas pontuais. Você quer saber mais sobre este modelo de recorrência? No artigo abaixo vamos explicar melhor o que são os pagamentos recorrentes e como utilizar eles na sua empresa. Vamos lá?

O que é recorrência?

O modelo de recorrência é quando uma empresa recebe mensalmente um valor pré-fixado pela venda de um produto ou serviço, como uma mensalidade ou assinatura. Este modelo de assinatura não é fácil de ser gerenciado e é mais complexo que as vendas pontuais. Recorrência: o que são pagamentos recorrentes e como utilizar na sua empresa? A resposta para esta pergunta é que a recorrência também possui algumas peculiaridades conforme o mercado o qual a empresa está inserida e possui diversas variáveis a serem consideradas em sua gestão. Por outro lado, se corretamente gerenciada, a recorrência traz inúmeros pontos positivos como a previsibilidade de receita, do faturamento, o melhor controle da inadimplência e melhor controle dos insumos.

Projeção de receitas

Um dos grandes pontos altos do modelo de recorrência é a possibilidade de projetar as receitas para os próximos meses. Esta possibilidade de prever as receitas muda tudo. Diferentemente das vendas pontuais onde o foco é na lucratividade, a venda recorrente é focada no desempenho das vendas, na performance comercial e na fidelização do cliente. Muitas empresas que adotaram o modelo de receita recorrente focam muito no chamado ‘sucesso do cliente’ que é um setor da empresa inteiramente dedicado no contato com o cliente, na ajuda ou treinamento se necessário, e no entendimento das necessidades do cliente, levando o mesmo à satisfação pelo uso do produto ou serviço.

Como utilizar os pagamentos recorrentes na sua empresa

A melhor forma de utilizar os pagamentos recorrentes na sua empresa é gerenciando tudo através de um software de gestão financeira. Isso quer dizer que você não precisa conhecer a fundo o modelo para iniciar suas vendas recorrentes. Atualmente muitos sistemas oferecem ferramentas fáceis de utilizar para controlar e gerar pagamentos recorrentes para sua empresa. O primeiro passo é encontrar alguns softwares que oferecem este recurso. O segundo passo é escolher um deles e iniciar o uso, colocando todas as informações de recebimentos e pagamentos dentro do software. Isso será importante não só pela base de dados que será criada mas também pela segurança das informações.

Benefícios de adotar o modelo de recorrência

  1. Maior Fidelização dos Clientes
  2. Previsão das Receitas e Lucros da Empresa
  3. Automatização das Cobranças e Recebimentos
  4. Baixo Custo de Operação
  5. Previsibilidade da Necessidade de Mão-de-Obra
  6. Segurança das Informações dos Clientes

Conclusão

Como podemos ver o modelo de pagamentos recorrentes é muito vantajoso quando bem estruturado pela empresa. Além de colher os benefícios da previsibilidade de receita, clientes e lucros a empresa também cria um ambiente para inovações e criações. Com a automatização do processo de recorrência, todos os envolvidos no processo ganham mais tempo para tarefas mais importantes do negócio.

Author

Write A Comment