Mesmo que ainda desconhecido por uma parte dos micro e pequenos empresários, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) estão ocupando seu espaço dentro das organizações. Mas, por que um sistema ERP cada vez mais é tão essencial nas empresas? É o que vamos conferir no artigo de hoje. Vamos lá?

O que é ERP?

ERP significa Enterprise Resource Planning, que podemos definir como uma tradução para Recursos Integrados de Planejamento e Gestão. Um sistema ERP tem a finalidade de ajudar empresas a realizar suas operações, como o controle financeiro, vendas, emissão de notas fiscais, assim como armazenar as informações com segurança e gerar relatórios para o planejamento da organização. Por muito tempo grande parte das empresas realizavam seus controles de forma manual, através de planilhas e tabelas. Um sistema ERP chegou justamente para desburocratizar a rotina de uma empresa assim como assegurar suas informações e dar mais agilidade para os departamentos.

Por que o ERP é essencial nas empresas

Um ERP traz consigo a tecnologia e a otimização de processos. Estes dois fatores por si só já são grandes avanços para uma empresa. No entanto muitas outras vantagens podemos observar na rotina de um negócio que torna um ERP uma ferramenta mais do que necessária. Podemos citar a segurança em armazenar os dados da empresa de forma segura e disponível de qualquer lugar como um fator importante para o crescimento de uma empresa. Outro fator que chama a atenção é a geração de dados para a toma de decisões. Mais do que isso, a geração de dados de forma organizada em relatórios, onde o próprio sistema já disponibiliza as informações organizadas e estruturadas de forma a facilitar a visualização do empresário.

Qual ERP é o mais adequado para minha empresa?

O sistema ERP mais adequado para sua empresa é aquele que disponibiliza o maior número de ferramentas e recursos com o valor de investimento mais justo para seu orçamento. Além disso, não menos importante, o ERP deve estar qualificado a comportar as operações que sua empresa necessita além de dar um suporte adequado sempre quando sua empresa precisar. Um sistema que traz todas estas características está bem próximo de ser o ideal para o seu negócio. Não podemos deixar de mencionar que o sistema deverá possibilitar o acesso de qualquer lugar que o usuário estiver, ou seja, deverá ser online, com acesso facilitado e adaptado para smartphones.

Conclusão

Vimos neste artigo que um ERP não é somente essencial, é parte da empresa. Com ele o empresário ganha segurança e dados organizados em relatórios. Com um sistema ERP uma empresa otimiza seus processos e avança na tecnologia. Para sua empresa escolher o melhor ERP, não deixe de analisar bem todos os fatores citados aqui no artigo. Se quiser conhecer o melhor sistema de gestão ERP do Brasil, clique aqui e conheça.

Author

Write A Comment