Organizar e controlar de forma eficiente todo o fluxo financeiro da sua empresa é essencial e é a chave principal para o crescimento de qualquer negócio. Você deverá fazer o gerenciamento das suas contas a pagar e receber, bem como todos os outros valores que passam pelo caixa da sua empresa. É normal que em algum momento você se perca nos números e nas contas da empresa, até porque você não está sempre cuidando somente deste assunto. Neste ponto que você deve considerar a utilização de um Plano de Contas.

Qual a Importância de um Plano de Contas na minha empresa?

A importância dele para o seu negócio está justamente em ser um norte para a empresa, em separar e organizar os lançamentos e também classificá-los contabilmente. Ele precisa ser fiel e mostrar a realidade financeira da empresa para que seja efetivo e importante para o seu negócio.

Como você pode montar um Plano de Contas?

Para você montar um plano de contas na sua empresa, não existem regras pré-definidas para tal. O mais importante ao planejar e colocar em prática é você representar fielmente o que o nome do plano de contas significa, seja uma despesa, receita ou investimento, facilitando assim a leitura e entendimento por parte de todos. Comumente ele é montado em cima de dois pilares: ativo e passivo. Do lado das contas do ativo, podemos citar o ativo circulante, o ativo permanente, investimentos, entre outros. Já do lado do passivo, temos por exemplo o passivo circulante e o patrimônio líquido. Quanto mais você criar etapas no seu plano de contas, melhor e mais específico ele será e mais mostrará os detalhes para a sua gestão financeira.

Conclusão

E então, o que achou de conhecer a estratégia de plano de contas? Sua empresa já possui este controle? Quer começar agora mesmo a organizar sua empresa através dele ou aprimorar o que você já tem? Conheça o melhor sistema de gestão financeira, clicando aqui.

Não deixe de saber mais sobre estratégias financeiras em outros conteúdos do nosso blog.

Author

Write A Comment