Neste artigo vamos saber o que é e como funciona o Ponto de Venda, dúvida esta que surge na cabeça do empresário, principalmente aquele que apenas iniciou o negócio ou que está em processo de crescimento. Amplamente utilizado pelo ramo do varejo, o PDV ou Ponto de Venda é a forma mais prática e rápida para efetuar vendas. Confira!

O que é PDV – Ponto de Venda?

O ponto de venda, também chamado de frente de caixa é uma ferramenta de venda que utiliza um terminal para agilizar o atendimento do cliente para realizar a venda. Ao mesmo tempo que a venda pela frente de caixa economiza tempo do vendedor e do cliente também permite um maior controle dos processos na loja, visto que o terminar é totalmente integrado com estoque, financeiro e fiscal. Ao realizar todo o processo pela frente de caixa a empresa garante que os dados das vendas não serão perdidos e será possível gerar relatórios sobre as vendas efetuadas.

Como funciona o Ponto de Venda?

Antes de mais nada, antes de utilizar uma frente de caixa, deve-se informar um saldo inicial do caixa da empresa e logo após fazer a abertura do caixa. Estas informações farão parte do relatório de fluxo financeiro e dos relatórios referentes às operações de caixa. Ao utilizar efetivamente o ponto de venda, será possível fazer a leitura dos produtos através de um leitor de código de barras, informar descontos como também informar os dados do cliente.

Quais as vantagens da Frente de Caixa?

A utilização da frente de caixa para uma empresa traz inúmeros benefícios, que vão além da facilidade na hora de vender. Antes de mais nada, uma frente de caixa permite que os dados fiquem seguros, tanto dos produtos vendidos quanto dos clientes que efetuaram a compra. Outro ponto importante é a integração da frente de caixa com as outras áreas da empresa, como o financeiro e estoque. Podemos citar também o aumento da produtividade dos vendedores e a diminuição das filas no estabelecimento.

Concluindo

Como podemos identificar, o ponto de venda é essencial para o crescimento e produtividade de uma empresa. Mais do que uma ferramenta, é uma forma de facilitar as vendas e obter maior controle sobre a gestão do negócio como um todo. Recomendamos o uso de um ponto de venda atrelado à um sistema de gestão, totalmente integrado para que traga o maior benefício na gestão da empresa.

E aí, gostou do nosso artigo? Não deixe de comentar abaixo suas dúvidas e sugestões.

Até a próxima!

Author

Write A Comment