Neste artigo vamos explicar melhor o que são os 4Ps do marketing e como utilizá-los em sua empresa. Os 4Ps do marketing são um conjunto de elementos e variáveis de mercado, que estão presentes, por exemplo, em um plano de marketing de uma empresa. O objetivo de todo negócio é crescer e, para isso, a empresa precisa gerenciar muito bem todos os elementos que influenciam seus consumidores na hora de considerar ou comprar o seu produto. Para que tenha sucesso em seu plano de marketing, o empreendedor e seus colaboradores precisam conhecer de forma teórica o que são os 4Ps dentro da estratégia. Vamos lá?

O que são os 4Ps do marketing?

Os 4Ps do marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Abaixo vamos descrever um pouco sobre cada um deles:

Produto

O primeiro pilar dos 4Ps do marketing é o Produto. Não à toa, é o primeiro a ser considerado. O produto deve ser o centro das suas atenções no primeiro momento. O que seu produto soluciona para o cliente? Quais as características que diferenciam ele do seu concorrente? Qual o valor agregado que ele possui? Qual público ele irá atingir? Estas são algumas perguntas que todo gestor deve se fazer, para que as respostas forneçam um caminho, um norte para as ações de marketing.

Preço

O Preço é um pilar essencial dentro dos 4Ps. É o preço que definirá em muito o sucesso financeiro do seu empreendimento. Qual o valor que meu concorrente pratica? Quanto seu cliente pretende pagar em um produto igual ao seu? Quais são meus custos para produzir ou mesmo vender o produto ao meu cliente? Estas são dúvidas comuns e que devem permear as ações da empresa quando o assunto é preço.

Praça

A Praça é o lugar onde seu cliente está. Com o avanço da tecnologia e dos marketplaces, seu cliente pode não estar somente fisicamente em alguma loja, e sim pesquisando sobre seu produto ativamente na internet. Não menos importante é pensar na distribuição dos seus produtos. Qual será a cadeia logística do seu produto até chegar ao seu consumidor? Haverá exposição física para o consumidor? Nos últimos anos as redes sociais desempenham um papel importante neste pilar.

Promoção:

Neste pilar chamado Promoção, portanto é essencial que sua empresa tenha um posicionamento e uma presença ativa em todas as praças e redes sociais que seus clientes possam estar. Quais ações seus concorrentes utilizam para promover seus produtos? Quais ações tem um resultado positivo e quais não se adequam ao seu produto? Quais são os melhores canais de promoção para o meu produto? É preciso criar uma estratégia de promoção onde você pode ser conhecido e reconhecido no mercado.

Como utilizar os 4 Ps do marketing na minha empresa?

Para utilizar os 4Ps na sua empresa é necessário primeiro que você entenda seu público, o seu consumidor. Faça pesquisas e entenda o comportamento e as necessidades do seu cliente e definitivamente solucione alguma dor dele. Juntamente com o entendimento do seu público crie um ambiente propício para que seu produto possa estar entre as opções que seu cliente considera comprar.

É essencial que a empresa saiba se posicionar no mercado. Para isso tenha metas e objetivos claros e, depois de estabelecê-los tente ao máximo cumpri-los.

Sistema de Gestão

Adotar um sistema de gestão é um movimento essencial para que as equipes e as estratégias de marketing estejam alinhadas e padronizem as informações dentro da organização. É importante também contar com um sistema de gestão pela confiabilidade que ele traz aos números e cenários, pois depender de tabelas e planilhas nem sempre é a melhor escolha. Um sistema de gestão poderá gerar relatórios que contribuam de forma primordial para as tomadas de decisões envolvendo o plano de marketing traçado.

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