Se você já deve se perguntou o que é marketplace, mais ainda não conhece bem o que significa e como vender ou quais as vantagens deste canal de venda, fique ligado neste artigo. Marketplace é um modelo de negócio que é uma espécie de agregador de lojas virtuais ou mesmo pode ser entendido como um shopping virtual, que permite que o usuário, normalmente o consumidor final, possa comprar produtos de lojas diferentes em um mesmo lugar, com facilidade e segurança. Vamos conhecer os detalhes sobre este modelo de negócio no artigo abaixo.

O que é Marketplace?

O marketplace é basicamente uma plataforma de vendas. Ele consiste em um site que reúne diversos produtos, alocados muitas vezes por categorias, o qual milhares de vendedores tem a possibilidade de oferecer seus produtos de forma virtual e sem custos. Normalmente o marketplace tem uma visibilidade maior e mais relevante nas buscas online e isso permite que os vendedores, mesmo pequenos, possam aproveitar essa visibilidade do marketplace e aumentar suas vendas, em troca de uma comissão por venda. Existem os marketplaces onde vendedores de certos segmentos, de nichos específicos ofertam seus produtos e há os marketplaces que reúnes diversos segmentos, sem focar em um único segmento.

O conceito de marketplace surgiu no Brasil em meados de 2012. Atualmente uma das principais plataformas de vendas é a B2W, formada pela união da Submarino e Americanas. Outro grande marketplace e um dos mais usados no Brasil é o Mercado Livre.

Como vender através de um marketplace?

Para vender através de um marketplace é simples. Em primeiro lugar, você vai precisar escolher a plataforma que quer oferecer seus produtos, ou seja, aquela plataforma que tem sinergia com seu negócio e segmento. E depois, basta cadastrar seus produtos nesta plataforma. A maioria dos marketplaces oferece todo o conjunto de serviços necessários para a venda, como um checkout seguro para o cliente efetivar a compra, bem como as informações, custos e formas de entrega. Podemos dizer que o investimento para sua empresa começar a vender os produtos através de um marketplace são quase nulos enquanto que o retorno pode ser alto.

Quais as vantagens de vender através de um marketplace?

Podemos dizer que as vantagens de vender por um marketplace são:

  • Diversidade de público
  • Maior visibilidade dos produtos na internet
  • Aumento das vendas
  • Baixo investimento
  • Maior foco na venda e no produto
  • Possibilidade de escalar as vendas
  • Oferecer um lugar seguro e completo para o cliente fazer a compra
  • Menos preocupações com logística e pagamentos

Além dos benefícios citados acima, ainda podemos dizer que a venda através de um marketplace possibilita uma melhor experiência para o cliente, visto que as plataformas de marketplace investem muito em usabilidade, facilidade e segurança para os clientes e consumidores.

Sistema de gestão

Para tornar o processo de vender em um marketplace mais simples e gerenciar com mais eficiência os indicadores de estoque e de pedidos, é altamente recomendável a utilização de um sistema de gestão. Somente através dele é que a empresa conseguirá ter produtividade em sua operação e controlar as diversas variáveis envolvidas no processo de venda através de um marketplace. Além disso, é pelo sistema de gestão que sua empresa poderá automatizar a emissão da nota fiscal eletrônica e enviá-la automaticamente para o cliente, bem como gerenciar a entrega e o fluxo de caixa gerado pelas vendas.

Conclusão

Como podemos ver no artigo acima, os benefícios de começar a vender seus produtos através de um marketplace são inúmeros, ajudando a empresa a aparecer e crescer mais, oferecendo uma boa experiência para os seus clientes. Também vimos com um sistema de gestão é importante na rotina de uma empresa, para o gerenciamento e automatização dos processos. E você, já imaginou vender os produtos da sua empresa em um marketplace? Lembre-se que é fácil e o investimento é praticamente zero.

E ai, gostou do artigo? Não deixei de comentar e deixar suas sugestões para nós.

Até a próxima!

Author

Write A Comment