Se você ouviu falar em ERP e ainda não sabe o que é ou como funciona ou até mesmo quais as vantagens de um sistema de gestão para uma empresa, não fique assustado. Vamos dar a você todas as informações relevantes sobre este assunto no artigo a seguir O que é ERP? Guia Completo – ERP Suite. Vamos lá?

O que é um sistema ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning. Em português podemos chamar de Planejador de Recursos da Empresa, ou mesmo de forma mais literal podemos chamar de sistema de gerenciamento dos recursos da empresa. Um sistema ERP surgiu da necessidade das organizações em reunir as informações dos diversos setores que a compõe e com isso planejar melhor seus recursos. Nas últimas décadas, os sistemas que eram utilizados nas empresas tinham como característica ser uma solução para uma necessidade específica, sem se comunicar com outras áreas e suas demandas. Com o passar dos anos percebeu-se que não haveria um planejamento eficiente da empresa se não houvesse uma comunicação entre os setores, entre as demandas de cada um. O sistema ERP é aquele que reúne todos os recursos em uma só plataforma, agregando informações da empresa como um todo, de forma inteligente e organizada em um só lugar. Somente com ele o tomador de decisão terá as informações que precisa de uma forma acessível e segura.

Qual a importância de um ERP?

Um sistema ERP se tornou indispensável no dia-a-dia das empresas. É através dele que, por exemplo, um pequeno negócio consegue gerar dados suficientes para tomar decisões. Ao contrário das planilhas de controle ou sistemas legados, um ERP consegue dar produtividade ao negócio, exigindo menos do empresário e o deixando com mais tempo livre para realizar tarefas importantes pela empresa. O sistema ERP traz consigo uma característica mais do que importante atualmente: a segurança de dados. Existem inúmeras empresas com riscos enormes de perderem tudo que já registraram de vendas e estoque, por não possuírem um sistema ERP em sua operação.

Quais são os tipos de ERP que existem?

MRP – Sistema de gestão voltado às necessidades das indústrias. Um sistema MRP agrega recursos que solucionam problemas relacionados à produtividade, estoque, logística, linha de produção, transporte, compras, qualidade entre outros. Ou seja vemos um sistema muito voltado à manufatura de produtos e insumos e com foco na integração entre estes fatores.

Sistemas Legados – São sistemas que não passaram por nenhum processo de atualização ou melhoria por parte do fabricante. Sistemas legados normalmente foram desenvolvidos em linguagens de programação pouco ou nada usadas atualmente ou que não acompanharam as evoluções da programação e da tecnologia. Normalmente os sistemas legados deixam de atender as necessidades das empresas rapidamente, e também se encontram a anos nas empresas sem que sejam melhorados. Empresas que utilizam sistemas legados estão entrando em um processo de adaptação e evolução com sistemas ERP mais flexíveis e modernos.

Segmentados – Sistemas segmentados são comuns em franquias e/ou ramos específicos do mercado. São sistemas que foram pensados e desenvolvidos para um segmento de mercado, como alimentação ou hospitalar e não conseguem atender as demais empresas que não estão dentro da area de atuação do sistema. Os sistemas segmentados podem ser legados ou em nuvem.

Customizado – Sistemas customizados são sistemas que são desenvolvidos para uma única empresa e somente sobre as necessidades daquela operação. Estes sistemas normalmente possuem um valor de investimento alto e requerem maior tempo para estarem disponíveis, pois como são feitos na medida para a empresa, são necessários ajustes até que tenha-se um sistema que realmente atenda com perfeição a necessidade do negócio.

ERP em Nuvem – Os sistemas ERP em Nuvem são atualmente os mais flexíveis e completos para qualquer tipo e tamanho de empresa. Se caracterizam pelo investimento baixo, recursos para todos os setores da empresa, suporte online, atualizações e correções de problemas periodicamente. Além disso, os sistemas ERP em nuvem são construídos para que sejam seguros e fáceis de usar. A ERP Suite é um sistema ERP em nuvem que agrega todas estas características para ajudar a sua empresa a simplificar a rotina.

Quais são os benefícios de um ERP?

Ao analisarmos de perto os benefícios da utilização de um sistema ERP em uma empresa conseguimos perceber uma mudança de produtividade, de eficiência e até de cultura da organização. Ao adotar um sistema ERP a empresa passa a ver mudanças como:

  • aumento da produtividade dos colaboradores
  • segurança dos dados sensíveis da empresa
  • melhor controle financeiro e fiscal
  • melhor comunicação entre a empresa e a contabilidade
  • maior flexibilidade na gestão da empresa
  • geração de dados estratégicos
  • melhor tomada de decisão

Todos sabemos como um ERP facilita a rotina de uma empresa e não é por acaso que há uma grande diferença entre empresas que adotam um sistema de gestão e as que não adotam.

Como escolher o melhor ERP para a minha empresa?

O melhor ERP para sua empresa é aquele que atende as demandas atuais e que continuará atendendo as demandas futuras da empresa. Além disso, o sistema ideal para sua empresa é aquele cujo investimento é acessível e o suporte é prestado na hora. Um sistema ERP é um produto que se adapta facilmente à rotina de um micro ou pequeno negócio, facilitando assim o uso por parte da empresa.

Author

Write A Comment