Verdade seja dita: qualquer empresa que quer crescer precisa ter como um dos pilares deste crescimento um sistema de gestão ERP. Mas, quais benefícios ele traz para a minha empresa? Neste artigo vamos ajudar você a entender o que é um ERP e como ele pode fazer a diferença no seu negócio.

O que é ERP?

A melhor definição para ERP – Enterprise Resource Planning é: um conjunto de recursos integrados para a gestão empresarial. Este conjunto de recursos e ferramentas tem como finalidade:

  • dar apoio à gestão das empresas;
  • possibilitar um fluxo de informações único;
  • automatizar os processos;
  • integrar os diversos setores da organização, como por exemplo vendas, financeiro, estoque, compras, produção e logística. 

O ERP surgiu como uma solução para facilitar os processos desenvolvidos dentro das empresas, por conter um único banco de dados, permite a interação de uma plataforma comum com um conjunto integrado de aplicações. Um ERP possui uma base pré-definida que pode ser alterada e customizada até certo nível para se adequar às mais diversas necessidades das empresas, trazendo assim qualidade, alinhamento com as estratégias da organização e resultados mais consistentes.

Por que é tão importante ter um ERP na minha empresa e quais os benefícios e vantagens que ele traz?

A automatização que um software de gestão ERP traz para uma empresa é um dos principais pontos que podemos citar, pois a automatização ajuda você empreendedor a entender melhor todas as rotinas do negócio e possibilita poder acompanhar a empresa em tempo real, de onde estiver. Da mesma forma podemos citar é que com um sistema ERP a empresa consegue fazer uma gestão financeira mais eficiente, integrada com todas as outras áreas da empresa, como o estoque. Não menos importante, um ERP ainda garante a segurança das informações e traz eficiência para os seus colaboradores.
Com isso em mente, podemos dizer que a implantação de um ERP traz como principais benefícios: 

  • a criação de melhores práticas de gestão;
  • a incorporação de todos os setores da empresa em um único sistema;
  • a definição de processos organizacionais;
  • uma base de dados confiável;
  • aumento da produtividade.

Conclusão

Um ERP passou a ser, nos últimos anos, uma necessidade para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado por ser um conjunto de ferramentas e soluções que trabalham de forma integrada com o objetivo de melhorar os processos e gerar informações relevantes para a gestão. Assim também é com ele que você consegue medir por exemplo seu fluxo financeiro, as vendas, o estoque assim como planejar os investimentos no seu empreendimento. Ao adotar um software de gestão empresarial, sua empresa terá todas as informações centralizadas em uma única plataforma, sem precisar nem depender de controles paralelos ou planilhas.

E aí, gostou de conhecer mais sobre ERP? Se tiver dúvidas comente abaixo.

Até a próxima

Author

Write A Comment