Um dos documentos mais utilizados pelas empresas, a nota fiscal eletrônica é um modelo de documento que vem para automatizar o processo de emissão de documentos fiscais no dia a dia. Se você tem uma empresa ou pretende abrir uma, vale a pena ficar ligado. No artigo de hoje você vai entender mais sobre a Nota Fiscal Eletrônica: o que é e como emitir. Bora conferir tudo isso agora? Vamos lá!

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento que atesta e registra uma operação de venda, seja de mercadoria ou de um serviço entre duas partes. Por ser eletrônica, é emitida e armazenada de forma digital. Seu principal objetivo é automatizar os processos e operações de emissão de documentos fiscais, antes emitidos em papel, a burocracia no dia a dia e o tempo em processos fiscais, bem como dar mais segurança na troca de informações entre empresa, contabilidade e receita federal. É através da nota fiscal eletrônica que o fisco fará o recolhimento de impostos devidos da empresa, que são obrigatórios em qualquer operação de venda para as empresas. Já para o cliente é um direito o mesmo receber a nota fiscal sobre sua compra, servindo inclusive como garantia para a substituição do produto em caso de falha ou defeito. Caso seja necessária a devolução da mercadoria, a empresa emitirá uma nota de devolução. Uma nota fiscal de devolução acontece quando há necessidade de um cancelamento de uma compra ou venda e que houve a emissão de uma nota fiscal.

Quais são os principais tipos de notas fiscais eletrônicas?

Quando falamos de notas fiscais eletrônicas, existem as notas para os devidos fins e operações. Vamos conferir algumas delas?

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

A nota fiscal de serviços eletrônica, também conhecida como nota de serviço é justamente para atestar a venda de um serviços a uma empresa ou consumidor final. A nota fiscal de serviços eletrônica é de fácil emissão, e depende do município onde o prestador se encontra. A emissão poderá se dar pelo próprio portal da prefeitura e não haverá custos para este tipo de operação. O empresário também poderá contar com um sistema emissor disponível no mercado para essa emissão, como um ERP.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e)

A nota fiscal eletrônica é a nota fiscal mais comum de reconhecermos. A nota fiscal eletrônica (NF-e) é a nota padrão recebida em vendas de produtos entre empresas, e entre empresas com consumidores finais.

NOTA FISCAL AO CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e)

A nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e) é o cupom fiscal recebido em uma compra feita em uma loja física por exemplo. Amplamente usada no varejo, a nota ao consumidor eletrônica é impressa em impressoras específicas para a emissão de cupom fiscal, tendo o mesmo uma emissão mais rápida e facilitada.

Como emitir uma nota fiscal eletrônica?

Certificado Digital

Antes de mais nada, sua empresa irá precisar de um certificado digital, do tipo A1 ou A3. Com ele, ocorre a validação jurídica da nota fiscal. É como uma assinatura digital da empresa, que garante que é ela mesma quem está fazendo a operação.

Internet

A internet será necessária para que as informações emitidas nas notas fiscais sejam compartilhadas com a receita federal. A validação e autorização de uma nota fiscal dependerá da conexão com a internet.

Sistema emissor

Para a emissão de uma nota fiscal eletrônica sua empresa irá necessitar de um sistema emissor de notas fiscais. Como o sistema oferecido pela SEFAZ foi descontinuado, as empresas passaram a procurar a melhor opção no mercado, que se traduza em praticidade na hora da emissão. Normalmente os sistemas de gestão estão bem avançados para facilitar essas operações de emissão de notas fiscais, reunindo a NFS-e, NF-e e NFC-e em um mesmo sistema.

Conclusão

Como podemos ver, a nota fiscal eletrônica é um documento que veio para facilitar e muito a rotina das empresas e clientes. Sendo segura e de fácil emissão ela depende somente de acesso à internet, de um certificado e um sistema emissor. As vantagens em emitir a nota fiscal eletrônica, seja ela de serviços, de produtos ou cupom sem dúvida agrega mais produtividade ao dia a dia das empresas. E a sua empresa, já emite a NF-e?

E aí, gostou do nosso artigo? Não deixe de comentar e dar suas sugestões abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment