Gestão Empresarial

Nota Fiscal Avulsa: O que é e como emitir

Diversas empresas em todo o Brasil emitem notas fiscais avulsas. Mas, você sabe o que é uma nota fiscal avulsa e como emiti-la? Neste artigo veremos que muitas empresas emitem este documento fiscal por ser prático e porque podem usufruir desta facilidade por não serem obrigadas a emitir NF-e’s, como o MEI por exemplo. A nota fiscal avulsa pode ser uma ótima alternativa para quem não emite notas fiscais com frequência e precisa de uma ferramenta fácil e rápida de usar. Vamos saber mais sobre este modelo de nota fiscal?

O que é Nota Fiscal Avulsa?

Antes de mais nada é importante salientar que a nota fiscal avulsa é um documento fiscal, e portanto merece a devida atenção ao ser emitida. Cabe ao emissor declarar todas as informações corretamente para que não tenha problemas depois. A nota fiscal avulsa é um documento fiscal, emitido quando há uma venda de produtos ou serviços para outra empresa ou consumidor final. Mas, você deve estar se perguntando: O que significa o termo “avulsa”?. Na maioria das empresas o processo de emissão de notas fiscais é mais automatizado, isso devido ao uso de sistemas de gestão para emissão de notas, onde logo após uma venda efetuada pela empresa, a nota fiscal é emitida automaticamente, agilizando todos os processos internos do negócio. Podemos dizer que nestes casos, a nota fiscal é emitida em quantidade todos os dias. Para uma empresa que não é obrigada a emitir notas fiscais, como é o caso das MEI’s, este fluxo muitas vezes não precisa ser automatizado, possibilitando a emissão avulsa, ou seja, esporádica, das notas fiscais. Muitas vezes esta nota fiscal avulsa é chamada de nota fiscal do MEI.

Como emitir uma Nota Fiscal Avulsa?

Em primeiro lugar, você deve ter os dados da sua empresa em mãos. Estes dados serão necessários para o registro no órgão fiscal competente ao seu estado. Para acessar a SEFAZ de seu estado ou mesmo a Receita Federal, basta fazer uma breve pesquisa na internet, e achar o portal respectivo ao seu estado e consultar o manual de emissão de notas fiscais. Em grande parte dos estados, o cadastro no portal e solicitação da empresa para a emissão de notas se dá de forma totalmente online e rápida, bastando informar os dados requeridos no portal. É importante verificar as regras e os limites para emissão das Notas Fiscais avulsas. Para MEI’s por exemplo o limite é de R$ 81 mil anual de faturamento. O mais indicado depois é emitir suas notas fiscais em um sistema de gestão que possua este recurso, ajudando sua empresa não somente na rapidez mas também na segurança dos dados.

Por que devo usar um sistema de gestão para emitir minhas notas?

Além da maior facilidade e rapidez na emissão da suas notas fiscais avulsas, um sistema de gestão garante a segurança das suas informações. Ao lidar com notas fiscais e quaisquer outros documentos sensíveis, o indicado é tratar isso com atenção. Através de um sistema, sua empresa garante que a emissão de notas fiscais possa ocorrer a qualquer momento e de qualquer lugar. Garante também a comunicação automática sobre a emissão com os órgão fiscais, atestando com rapidez as notas emitidas. Seja sua empresa uma MEI ou de pequeno porte, é importante lembrar que a automatização de tarefas faz com que haja mais produtividade na operação do negócio. Além disso, um sistema de gestão possibilita que a nota fiscal emitida seja encaminhada para o seu cliente na mesma hora, dando mais confiabilidade para sua empresa.

Conclusão

Neste artigo vimos o que é uma Nota Fiscal Avulsa e como sua empresa pode emiti-la. Por se tratar de uma nota fiscal ela merece o mesmo tratamento dado à todas as outras notas. Podemos dizer que a grande diferença entre uma nota fiscal padrão e uma avulsa se dá na quantidade de notas emitidas, sendo a avulsa emitida esporadicamente, normalmente por uma empresa MEI. Vimos também a importância de um sistema de gestão para facilitar ainda mais o processo de emissão das notas.

E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar e dar suas sugestões nos comentários abaixo.

Até a próxima!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *