Com o avanço da tecnologia nas empresas e órgãos fiscais surgiu a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) substituindo o antigo cupom ECF, que requeria muitos aparatos caros, como uma impressora fiscal, entre outros periféricos. Neste artigo você saberá o que é a NFC-e e como emitir com facilidade na sua empresa, reduzindo o trabalho manual, ganhando produtividade dos funcionários e melhorando a rotina da empresa no geral, facilitando todas as operações dentro dela. Confira!

O que é a NFC-e?

Antes de mais nada, podemos dizer que a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, ou também chamada de NFC-e, é um documento eletrônico que atesta fiscalmente uma venda realizada em um estabelecimento comercial. Neste documento constam informações como os produtos vendidos, a empresa emissora, o cliente e os dados e valores de impostos sobre a venda. Este cupom eletrônico é impresso normalmente em impressoras térmicas não-fiscais e não necessita qualquer aparato ou periférico para sua emissão. Ao mesmo tempo que o comerciante emite a NFC-e a mesma já é enviada eletronicamente os dados da venda para o órgão fiscal. É preciso observar que alguns estados do Brasil ainda se encontram em fase de implantação da NFC-e, ou seja, estão saindo do modelo antigo de Cupom para a nova modalidade eletrônica e por isso divulgam um calendário sobre as fases de disponibilidade do documento para uso das empresas.

Como emitir a NFC-e?

Em primeiro lugar, para a emissão da NFC-e é necessário um certificado digital da empresa. Este certificado é responsável por atestar digitalmente os dados da empresa, como se fosse um CPF. Com o certificado em mãos, a empresa poderá emitir a NFC-e através de um sistema para este fim. Sistemas de gestão são responsáveis por fornecer as ferramentas de venda e de emissão de notas de forma facilitada e rápida. É através de um sistema de gestão que a empresa poderá consultar preços, estoque e clientes ao mesmo tempo, sem sair da página de emissão. Para emissão da NFC-e também é importante que a empresa informe e se cadastre como emissora de Notas Fiscais Eletrônicas junto à Sefaz do seu estado de origem. Todavia a emissão já está pré-estabelecida para todos os negócios, evitando que se perca tempo neste processo.

Quais os benefícios do Cupom Eletrônico?

Os benefícios de emitir a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica são inúmeros, mas podemos pontuar principalmente:

  • Redução de custos com impressoras fiscais
  • Eliminação de tarefas como a redução Z e leitura X
  • Emissão eletrônica e envio automático do Cupom para a SEFAZ
  • Emissão rápida e facilitada
  • Integração com estoque e financeiro
Concluindo

Como podemos observar, o cupom eletrônico é um avanço da tecnologia para as empresas, que se traduz em redução de custos e de tarefas, além de possibilitar a integração com outras áreas do negócio. A melhor forma de começar a emitir a NFC-e é através de um sistema de gestão que seja na medida certa para sua empresa com um bom custo-benefício. Vimos também que a emissão já está habilitada praticamente em todo o Brasil, e se sua empresa quiser começar a emitir, já pode fazer imediatamente e colher os frutos da automatização fiscal.

E ai, gostou do artigo? Não deixe de comentar abaixo suas dúvidas ou sugestões.

Até a próxima!

Author

Write A Comment