O uso de indicadores financeiros trazem mais facilidade e previsibilidade para o planejamento e crescimento de um negócio. Do mesmo modo as métricas funcionam como bússolas, que norteiam as decisões de um empresário. Neste artigo reunimos 5 indicadores que são essenciais para você acompanhar na sua empresa.

O que são os indicadores Financeiros nas Empresas?

Antes de mais nada os indicadores financeiros, ou mesmo chamados de métricas financeiras, são cálculos e amostragens que sua empresa pode utilizar como parâmetro para acompanhar o desempenho do negócio. Também chamados de KPI’s, os indicadores normalmente são encontrados por meio de fórmulas que utilizam os dados da empresa como: faturamento, margem de lucro, liquidez, investimentos, entre outros. Nesse sentido, eles são métricas que quantificam e qualificam a performance do dinheiro que circula da empresa.

Quais são os Principais Indicadores Financeiros?


1 – Ponto de equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio serve para obter-se um número total de vendas que a empresa precisa ter para pagar sua operação, sem prejuízos. O ponto de equilíbrio é o ponto onde a empresa começa a funcionar com as próprias pernas e ter vida própria. É o ponto onde o negócio começa a dar lucro.

2 – Retorno de Investimento

Você pode calcular a partir da relação entre o resultado operacional e a receita líquida de um determinado período de tempo.

Exemplo de Cálculo:

ROS =  Lucro líquido / Receita Total  =   921.828 / 19.886.310   =  0,04635 x 100 = 4,63%   

3 – Margem de lucro

A Margem de Lucro se traduz como o percentual que você adiciona ao seu produto para obter lucro. A margem de lucro você irá utilizar por exemplo na formação de preços e pode variar para um mesmo produto caso a sua empresa possua diferentes tabelas de preços para venda.

Ainda temos:


4 – Indicador de liquidez

Mede a capacidade de pagamento da empresa. Para você chegar ao índice de liquidez do seu negócio, basta utilizar os valores que sua empresa tem para pagar no passivo e comparar com os valores a receber no ativo. Quando o resultado destes índices forem maiores que 1%, significa que a empresa tem mais para receber do que para pagar, o que proporciona a ela então uma certa folga financeira.

Para efeito de cálculo, existem dois Tipos de Indicadores de Liquidez:

a) Liquidez corrente: Mede a liquidez da empresa no curto prazo. É um dos indicadores mais utilizados para identificação de giro. Primeiramente, para encontrar este índice calcula-se a razão entre o ativo circulante e o passivo circulante.

Exemplo de Cálculo:

    LC =   Ativo circulante / Passivo Circulante  =  12.841.161 / 8.002.587 =  1,60

b) Liquidez Seca: Algumas empresas podem apresentar um tipo de estoque que não tem um bom giro, portanto, é bom tirá-los da avaliação financeira, assim como algumas despesas do exercício anterior do giro de estoque.

Para obter este índice utiliza-se a fórmula:

LS  =  Ativo circ. – Estoque / Passivo Circulante =   12.841.161 – 3.801.763 / 8.002.587    = 0,60                            

5 – Ebtida

Representa a capacidade de gerar caixa na sua empresa na forma operacional, ou seja, o quanto o seu negócio consegue gerar de recursos apenas nas suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de impostos. É o lucro antes dos impostos, taxas, amortizações e depreciações (lucro operacional).

Você pode calcular e obter o índice através da seguinte fórmula:

 Lucro líquido + Resultado financeiro + Depreciação + Amortização + Impostos

Como Controlar os Indicadores Financeiros?

Mais importante que gerenciar estes e outros indicadores financeiros é contar com uma ferramenta que você não perca tempo e que facilite este trabalho. Em outras palavras, uma plataforma de gestão como o ERP Suite possibilita que você tenha todos os números e indicadores da sua empresa em uma só plataforma e na palma da mão. O uso de um sistema de gestão também oferece mais segurança para suas operações e garante que as informações estarão disponíveis quando você precisar. Além disso, os indicadores financeiros podem ser combinados com relatórios de vendas, estoque e compras por exemplo e auxiliarem ainda mais nas decisões da empresa.

Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a controlar seus indicadores. Quer usar gratuitamente nossa ferramenta para isso? Acesse aqui para obter seu acesso.

Author

Write A Comment