A inadimplência é um assunto recorrente no mercado brasileiro. Muitos consumidores pagam juros altíssimos por atrasar seus pagamentos. Se é ruim para os clientes, é pior ainda para as empresas, que tendem a dar descontos nas renegociações para ao menos receber algum valor. Neste artigo daremos 5 dicas infalíveis para sua empresa fazer cobranças na sua empresa e diminuir a inadimplência. Confira!

1. Faça um cadastramento completo dos seus clientes

Para poder fazer cobranças de forma efetiva ou até mesmo de certa forma evitar a inadimplência, é necessário que sua empresa faça um cadastramento completo dos seus clientes. Nome, endereço, CPF/CNPJ, contato, e-mail, responsável, e muitas outras informações são essenciais para que sua empresa tenha um controle maior sobre o cliente. Com todas as informações, a efetividade de um contato com seu cliente é bem maior.

2. Ofereça condições

Ao negociar com seus clientes ofereça condições especiais para que a inadimplência seja sanada o quanto antes. Negocie, forneça um prazo maior, parcele o valor. Se sua empresa fizer a cobrança e endurecer ainda mais a negociação, a chance de sucesso do pagamento é menor. Considere estas opções citadas acima quando for efetivar um contato de cobrança com seus clientes.

3. Melhore constantemente sua abordagem

Para realizar cobranças sobre clientes inadimplentes, é necessário que a abordagem seja constantemente melhorada, tornando-a mais leve e sucinta. Explicar para o cliente que ele está em dívida com a sua empresa, dar informações completas, se apresentar, dar alternativas, ser paciente, ter empatia e conhecer os instrumentos financeiros e jurídicos é algo essencial para que sua abordagem tenha mais sucesso.

4. Automatize o processo de cobrança

Automatizar seu processo de cobrança faz com que sua empresa perca menos tempo, ganhe agilidade, produtividade e ainda evita que novas inadimplências ocorram. Para automatizar o seu processo de cobrança é necessário que sua empresa conte com um software de gestão, para que tenha o controle real das contas a receber e um relatório atualizado dos clientes inadimplentes.

5. Tenha um bom controle do seu fluxo de caixa

Além da automação no processo de cobrança, sua empresa precisa ter um bom controle do fluxo de caixa. Ou seja, sua empresa precisa estar com as contas a receber e a pagar sob controle, para que a inadimplência não seja tão prejudicial ao fluxo financeiro do negócio. Sua empresa precisa contar com um sistema de gestão eficiente, integrado e que salve todos os dados em nuvem, oferecendo segurança e mobilidade para o seu negócio.

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