Mais do que somente um instrumento de gestão financeira para negócios, o Demonstrativo de Resultado do Exercício, também chamado de DRE, se tornou uma ferramenta indispensável para empreendedores e gestores que operam empresas de todos os tamanhos. Vamos saber melhor neste artigo o que é um DRE e sua importância na gestão financeira. Confira!

O que é o DRE?

No ambiente contábil, o Demonstrativo do Resultado do Exercício é uma ferramenta que demonstra os resultados operacionais e não-operacionais de um negócio, dentro de um determinado tempo de atividade. O Relatório DRE irá trazer para a sua empresa uma visão mais clara do resultado líquido da empresa. Através da análise do relatório sua empresa terá o conhecimento se a operação está rendendo lucros ou dando prejuízo. Esse tipo de relatório é muito importante para as micro e pequenas empresas que precisam de uma ferramenta gerencial mais perto da realidade do seu dia a dia. O relatório poderá ser gerado sobre um determinado período ou no formato anual. Neste último a empresa consegue comparar os resultados do exercício do ano atual e do ano anterior na mesma tela.

Qual o período certo para gerar o DRE?

Não há uma regra para que o demonstrativo de resultado do exercício seja gerado. Atualmente, diversas empresas geram por um determinando período do ano e outras somente anual. Todavia, você deve estar se perguntando: qual a diferença entre eles? É o que vamos conferir abaixo:


DRE por Período

O DRE por período compreende um relatório do demonstrativo selecionando-se um determinado período de atividade da empresa. É possível escolher períodos mensais, trimestrais ou personalizar a busca. Menos utilizado do que o DRE Anual, o DRE gerado em períodos pequenos pode ajudar a empresa a monitorar mais de perto seus indicadores.

DRE Anual

O Demonstrativo do Resultado do Exercício anual é o mais comum. Este relatório confronta os resultados e indicadores (receitas, despesas, custos, etc) do ano anterior com o ano vigente da atividade. Além disso, este demonstrativo traz às claras o resultado líquido da operação da empresa ao mesmo tempo que dá a oportunidade de criar uma projeção financeira, um cenário para o futuro da empresa.

Qual a importância do DRE na gestão financeira?

A princípio, mais do que tudo é importante frisar que a adoção de um sistema de gestão é o mais indicado para gerar um DRE completo. Quando gerado por um sistema de gestão, o DRE apresenta os compromissos de despesas e receitas assumidos pela empresa e lançados no sistema  pelo regime de competência, pertencentes a um determinado período. O DRE também se diferencia do relatório de regime de caixa, onde este apresenta os lançamentos pela data que eles foram quitados, porém cada um tem a sua importância na análise final sobre a situação econômica da empresa feita pelo gestor.

Conclusão

O DRE é um relatório indispensável na gestão de uma empresa. Através dele, vimos que é possível ter uma visão mais clara e objetiva do rumo do negócio, bem como saber exatamente se você tem lucro ou prejuízo na operação. Nesse sentido, vimos também como é possível fazer projeções financeiras através do demonstrativo de resultado desde que tenha-se uma gestão auxiliada por ferramentas como um ERP. Somente um sistema de gestão será capaz de armazenar dados e gerar relatórios fiéis, como o DRE. Não deixe para depois a aquisição de um sistema para sua empresa pois é de suma importância e fator essencial para o crescimento.

Eai gostou do artigo? Não deixe de dar sugestões ou comentar abaixo. Até a próxima!

Author

Write A Comment