Amplamente utilizada, a curva ABC é um dos melhores métodos conhecidos para o correto gerenciamento do estoque de uma empresa. É através da análise da curva ABC que o empresário consegue identificar os produtos mais relevantes para a sua operação. No artigo abaixo, vamos detalhar a curva ABC, o que é e como fazer este controle. Confira.

O que é a Curva ABC?

A curva ABC é uma forma gerencial de otimizar o controle do seu estoque, categorizando e classificando os produtos por grau de importância para a empresa. Esta curva ABC não considera somente os custos envolvidos para aquisição do produto ou matéria-prima e sim o grau de importância do produto dentro do faturamento do negócio.

Ao utilizar o método de controle do estoque pela curva ABC, sua empresa vai gerar uma curva de distribuição das mercadorias que terá basicamente a seguinte classificação:

  • Classificação A: 20% dos produtos mais importantes para o faturamento e desempenho do negócio
  • Classificação B: 30% dos produtos mais importantes para o faturamento e desempenho do negócio abaixo somente da Classificação A
  • Classificação C: 50% dos produtos que se seguem após as duas categorias anteriores

Como fazer este controle?

Antes de mais nada, liste todos os seus produtos em uma coluna. Em seguida, ao lado deles, liste seus respectivos preços de custo. Após isso, coloque-os em ordem decrescente de valores. Depois, defina as quantidades a serem adquiridas de cada produto. Por fim, para começar a gerar a curva ABC, faça a soma de todo o custo fazendo a multiplicação do valor unitário pela quantidade a ser comprada.

Quais os benefícios deste controle no estoque?

  1. Saber quais produtos realmente importam para o faturamento
  2. Garantir o saldo de estoque dos produtos classificados como A
  3. Diminuir os custos
  4. Gerir o estoque com mais eficiência
  5. Melhor armazenamento dos produtos
Conclusão

Vimos através do artigo que a curva ABC de estoque tem como propósito organizar e ajudar a empresa saber quais produtos são realmente importantes no faturamento e desempenho do negócio. Também vimos como este controle também pode ajudar a diminuir custos, visto que a compra de produtos acabados ou de matéria-prima passa a ser mais efetiva e precisa. Se sua empresa não sabe por onde começar a controlar o estoque e gerar relatórios como a curva ABC, não se preocupe. Um sistema de gestão completo e fácil de usar pode ser a ferramenta ideal nestes casos. Além de proporcionar um melhor controle de todas as áreas da empresa, um sistema de gestão empresarial também oferece segurança e mobilidade na rotina da sua empresa.

Então, gostou do nosso artigo? Não esqueça de comentar abaixo, deixando suas dúvidas ou sugestões.

Até a próxima!

Author

Write A Comment