Em uma empresa, gerenciar diversas oportunidades de negócios com clientes e prospects não é uma tarefa fácil. É necessário organização e disciplina para que nenhum contato seja desperdiçado e nenhuma venda seja perdida. Gerar constantemente novas oportunidades também é um grande desafio para as equipes comerciais, além de cumprir metas e objetivos e manter o foco somente nas oportunidades certas. Mas então, como gerenciar tudo isso de forma realmente eficiente? Através de um CRM sua empresa poderá controlar todas estas variáveis. Mas você sabe o que é um CRM? Sabe como utilizar esta ferramenta na sua empresa e qual a sua importância? Neste artigo você vai saber mais sobre CRM: O que é e qual a sua importância nas empresas. Vamos conferir?

O que é CRM?

Antes de mais nada, a a sigla CRM significa Customer Relationship Management pode ser traduzida como gerenciamento ou gestão das relações com clientes. O CRM surgiu da necessidade de fazer uma gestão mais efetiva e produtiva da relação com os clientes de uma organização. Sendo assim muitas vezes o CRM é trazido em forma de um software que organiza e otimiza a rotina das pessoas, nas relações entre fornecedores e consumidores.

O conceito de CRM é uma estratégia que coloca o cliente no centro do processo comercial, utilizando a tecnologia para o gerenciamento das informações destes clientes, como o nome, telefone, endereço, perfil, e as interações envolvidas neste contato como as ligações efetivadas, as reuniões agendadas e as visitas. Através destas informações e das interações diárias com os clientes o CRM proporciona uma base de informações valiosa bem como dados estratégicos sobre os clientes, como suas preferências, histórico e perfil.

Qual a importância de um CRM?

A importância de um CRM se traduz na diminuição ou eliminação dos processos manuais e burocráticos no processo de vendas da empresa. Não menos importante, um CRM ajuda a empresa a criar um padrão de relacionamento com seus clientes e prospects. Este padrão resulta em mais produtividade e engajamento no processo de vendas por parte dos colaboradores. Além disso, o CRM faz com que haja um aumento no fechamento de vendas por haver um fluxo padronizado e estratégico na area comercial. Também é responsável por aumentar a satisfação dos clientes devido ao contato mais pessoal e feito na hora certa por parte dos vendedores.

Em tópicos, podemos citar que os benefícios da utilização de um CRM são:

  • Redução de processos manuais
  • Aumento da produtividade da equipe de vendas
  • Padronização dos processos internos na area comercial
  • Aumento das vendas
  • Aumento na satisfação dos clientes

Sistema de Gestão com CRM

Um dos pontos mais importantes ao adotar um CRM na sua empresa é a integração dele com todas as áreas do seu negócio. Ou seja, é essencial que ao fazer uso de um CRM, desde que ele esteja interligado com o setor financeiro, marketing e administrativo por exemplo, facilitando o processo e eliminando barreiras, problemas de comunicação e distâncias entre as equipes e colaboradores. A ferramenta que permite esta integração é o sistema de gestão empresarial. Através de um sistema de gestão com CRM, sua empresa ganha produtividade e um fluxo padronizado de trabalho. Também é através dessa ferramenta que a comunicação da empresa com seu cliente fica mais fluida e integrada, possibilitando que haja um histórico completo da vida do cliente em sua relação com a empresa.

Tipos de CRM

CRM em Nuvem

O CRM em nuvem é um software que permite sua utilização através de um navegador com salvamento de dados e armazenamento em nuvem, em servidores alocados no modelo SaaS (Software as a Service). Ou seja, podemos dizer que o CRM em nuvem não necessita de uma equipe de TI para que seja feita sua manutenção ou configuração. Em todos os casos, os softwares estão prontos para serem utilizados e a manutenção é por conta do fornecedor.

CRM Local

O CRM local é um software que necessita ser instalado nos computadores da empresa e precisa de uma pessoa ou uma equipe para instalar e configurá-lo para que possa ser utilizado. Este tipo de CRM normalmente foi mais utilizado na época em que o modelo SaaS (Software as a Service) ainda não estava tão acessível e difundido nas empresas.

Conclusão

Não por acaso, a maioria das empresas que aderiram a um CRM em suas operações de vendas e marketing colheram melhores resultados em comparação aquelas que não fazem uso de uma ferramenta similar. Mais do que uma ferramenta, é parte de uma estratégia que tem como objetivo o aumento das vendas e o melhor relacionamento e satisfação com os clientes.

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