Muito se sabe sobre os benefícios que um sistema ERP para gestão empresarial pode trazer para uma empresa, seja ela micro, pequena ou grande. Mas você conhece as etapas para a implantação de um ERP na sua empresa? Existem diversos tipos de ERP, empresas e necessidades, por isso é válido fazer primeiramente uma análise das necessidades da empresa em relação aos recursos oferecidos pelo sistema, por exemplo. No artigo abaixo, vamos explicar as etapas para implementação de um sistema ERP em uma empresa. Começaremos explicando o que é um sistema ERP, em seguida explicaremos quais são os benefícios de um ERP e por último quais são as etapas que a empresa precisa passar na implantação do ERP. Vamos conferir?

O que é um sistema ERP?

Um sistema ERP pode ser compreendido como um sistema que possibilita que a empresa possa gerenciar suas operações, informações e documentos de forma digitalizada e eficiente. Além disso, o sistema fornece a estrutura necessária para que a organização gere informações em formato de relatórios sobre suas operações, auxiliando assim a tomar melhores decisões. Também podemos dizer que um sistema ERP é um conjunto de recursos e ferramentas desenvolvidas para dar mais agilidade e produtividade na rotina de uma empresa. Além de ajudar na gestão do negócio, um sistema ERP também traz segurança para a empresa, visto que os dados como notas fiscais, lançamento financeiros e vendas estarão em um lugar seguro e sempre acessível.

Quais são os benefícios de um ERP nas empresas?

Podemos dizer que um sistema ERP é a base para o crescimento de uma empresa. O sistema por si só traz imediatamente a produtividade já que grande parte dos processos de uma empresa podem ser feitos através dele, como a emissão de notas fiscais, emissão de boletos bancários, lançamentos financeiros e vendas. Um sistema ERP também fornece a integração entre os setores de uma empresa, conectando as operações e informações em uma única plataforma. Outra característica do ERP é sua capacidade de criar uma cultura de organização, onde todos os colaboradores permanecem engajados no modo de operação do sistema, criando uma organização das tarefas e da própria rotina, trazendo produtividade geral para a organização.

Quais são as etapas na implantação de um ERP em uma empresa?

Podemos elencar as etapas da implantação de um ERP na seguinte ordem:

  • Elencar as demandas da empresa
  • Realizar uma pesquisa de ERP no mercado
  • Realizar Testes
  • Escolher o ERP que se encaixa nas demandas da empresa
  • Definir os usuários do sistema
  • Realizar o treinamento da equipe
  • Adequar processos

Acima, vemos que primeiramente a empresa deve fazer uma análise das suas operações e atividades elencando suas demandas, os pontos fortes e fracos da gestão e as necessidades sentidas. Com esta análise feita a empresa parte para uma pesquisa dos fornecedores de ERP do mercado e realizando os testes nas ferramentas. Através dos testes realizados é hora de fazer a escolha do software de gestão que melhor se encaixa na realidade da empresa e nas suas demandas elencadas. Assim que o ERP estiver sido escolhido é hora de definir os usuários da empresa que farão uso da ferramenta e solicitar o treinamento para esta equipe. Caso seja necessário, a empresa deve considerar adequar alguns processos para que o sistema possa atendê-la perfeitamente.

Author

Write A Comment