Controle Financeiro

Conheça 5 diferenças entre uma planilha financeira e um software financeiro

Sabemos o quanto o controle financeiro é importante para um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Gerir com eficiência o fluxo financeiro de uma empresa não é uma tarefa simples e exige que haja o auxílio de ferramentas para o registro das contas e das informações relativas ao setor. Na hora de escolher a melhor ferramenta para auxiliar a empresa nesta tarefa é que surgem as dúvidas e a necessidade de tomar uma decisão. Entre planilhas de controle e sistemas integrados de gestão, qual sua empresa escolheria? Neste artigo, conheça 5 diferenças entre uma planilha financeira e um software financeiro. Vamos lá?

1 – Armazenamento

Uma das principais diferenças está no armazenamento das suas informações. As planilhas financeiras em Excel são ferramentas básicas que não oferecem armazenamento das informações além do próprio dispositivo (computador, notebook, etc) do usuário. Além disso são planilhas que podem ser corrompidas facilmente, ou mesmo excluídas sem que o responsável tenha conhecimento. Por outro lado, um software financeiro é uma plataforma desenvolvida para dar segurança a toda empresa. Nesse mesmo sentido, o armazenamento das informações na nuvem é em tempo real, evitando a perda das informações, mesmo sem internet.

2 – Relatórios

Todas as empresas sabem que os relatórios são essenciais para uma boa gestão financeira. Um software financeiro permite que o empresário gere relatórios precisos sobre todas as contas da empresa e sobre todos os lançamentos efetivados. É um dos grandes diferenciais frente às planilhas financeiras. O uso de planilhas não contempla a geração de relatórios para a tomada de decisão. Neste mesmo sentido, o empresário sentirá mais dificuldade em analisar dados da empresa e por consequência tomar melhores decisões.

3 – Organização

Planilhas financeiras são conhecidas por organizarem as contas da empresa, em tabelas e colunas que o próprio usuário define. Mas, será que esta é mesmo a melhor forma de organizar o financeiro da sua empresa? Um software financeiro é desenvolvido com base nos melhores formatos de gestão financeira do mercado. O software que uma micro e pequena empresa utiliza é o mesmo software que uma grande empresa também usa em suas operações.

4 – Mobilidade

Um software financeiro permite que o usuário consulte e registre informações de qualquer lugar, com a conveniência de obter dados em tempo real. Com a mobilidade, a empresa consegue atender suas demandas sem precisar estar fisicamente dentro da organização. Por outro lado, as planilhas financeiras são instaladas no dispositivo do usuário na empresa e somente são acessadas por lá, causando um desafio para tarefas externas inclusive.

5 – Segurança

As planilhas financeiras são arquivos instalados nos dispositivos dos usuários e estão diretamente propícios a qualquer tipo de ação maliciosa. Já imaginou ter o seu computador invadido por algum vírus e você perder todas as suas planilhas? Pois é, já aconteceu com milhares de empresas por todo o Brasil. Neste quesito o software financeiro é seguro. Com informações criptografadas e com o acesso do usuário registrado, o software dá liberdade ao usuário ao mesmo tempo que registra todas as suas ações.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *