A Conciliação Bancária é uma forma de comparar os dados financeiros de uma empresa com seus lançamentos bancários. Em outras palavras, é o confronto dos lançamentos financeiros internos com os valores que estão listados na conta corrente da empresa, no banco. É através deste controle que um gestor pode identificar problemas com valores recebidos de clientes, pagamentos errôneos, cancelamentos, estornos e cobranças indevidas. Neste artigo vamos explicar para você o que é a conciliação bancária e como fazer na sua empresa. Confira.

O que é a conciliação bancária?

Antes de mais nada, temos que imaginar um exemplo. Sua empresa vende e recebe dos clientes de várias formas: cartão de crédito, débito, transferência bancária, PIX, etc. Ao mesmo tempo que esses valores serão recebidos no banco, você faz um controle manual no caixa. Todos os dias, ou mesmo nos dias seguintes ou até mesmo no final de cada semana você irá comparar os valores do extrato bancário com aquilo que você lançou em seus controles. Você pode usar uma planilha, uma folha ou até mesmo um sistema de gestão. De todas as formas, este confronto de lançamentos é chamado de conciliação bancária.

Qual a importância de fazer a conciliação na sua empresa?

Mais do que um controle financeiro interno, a conciliação é uma forma de agira rapidamente quando detectado um problema financeiro, evitando assim algum problema maior para a saúde do negócio. Também podemos dizer que fazer a conciliação bancária na empresa resulta em:

  • Uma estratégia financeira mais consolidada
  • Visão clara e segura dos lançamentos financeiros do período
  • Planejamento financeiro correto
  • Não haver fraudes financeiras na empresa

Como fazer uma conciliação bancária de forma profissional?

Para fazer uma conciliação bancária com eficiência é necessário que seja feita todos os dias e com uma ferramenta fácil e rápida de usar. Sistemas de gestão costumam ser muito mais eficientes do que planilhas para esta finalidade. Um sistema de gestão, além de permitir a importação do arquivo OFX (extrato bancário) automaticamente do banco, permite também a geração de relatórios sobre os mais diversos aspectos financeiros. Todavia é necessário que a empresa saiba escolher bem o sistema de gestão que melhor se encaixa na sua realidade naquele momento. Melhor ainda é contar com um software que reúna todas as soluções que a empresa precisa em uma única plataforma e que dê o suporte necessário para as ferramentas utilizadas.

Concluindo

Vimos neste artigo o que é a conciliação bancária e como ela se apresenta essencial para a saúde financeira de uma empresa. Além de ser um instrumento de gestão financeira é uma ferramenta que gera estratégia para a continuidade do negócio. Vimos também como um sistema de gestão pode ser útil para se fazer uma conciliação eficiente, fácil e rápida. Concluímos que de alguma forma, a conciliação bancária deve ser obrigatória desde o início dentro da organização.

E ai, gostou do artigo? Não deixe de comentar abaixo a sua opinião ou sugestão, ok?! 😉

Até a próxima!

Author

Write A Comment