Através dos anos e do avanço da tecnologia, novos processos e dispositivos são incluídos na rotina das empresas e das pessoas. Um destes avanços é o processamento digital de dados, possibilitando que tarefas antes totalmente dependentes de papel, migrassem para o online. O Certificado Digital é um grande exemplo de avanço tecnológico para o mercado corporativo. O certificado digital se tornou uma assinatura digital com validade jurídica. Neste artigo vamos saber melhor o que é um certificado digital e como escolher o certo para você ou sua empresa. Confira!

O que é certificado digital?

Primeiramente, podemos dizer que o certificado digital nada mais é do que um arquivo digital, que utiliza a criptografia de dados e processamento para atestar e identificar eletronicamente informações e pessoas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. Neste mesmo sentido, podemos dizer que o uso do certificado digital oferece proteção e segurança ao usuário e/ou empresa que o utiliza, pois é a forma eletrônica de assinar contratos e documentos que antes eram sujeitos à fraudes. Também, o certificado digital é um meio rápido e seguro para que empresas possam transmitir informações de tributos e impostos para os órgãos fiscais.

Para escolher um certificado digital para sua empresa, é necessário escolher uma AR (Autoridade Certificadora), que é quem irá gerar e transmitir o certificado à parte interessada, e se dirigir presencialmente para a coleta de assinaturas.

Quais são os principais tipos de certificado digital?

Antes mesmo de efetuar a compra de um certificado digital para você ou sua empresa, é necessário conhecer e identificar os tipos de arquivos e o propósito de cada um deles. Vamos conferir os principais tipos de certificado digital abaixo:

Certificado Digital e-CPF

O e-CPF é uma identificação da pessoa física, para ser usado digitalmente para atestar identidade em diversos serviços disponíveis, como fazer transações online de pagamentos ou mesmo assinar contratos. O e-CPF é emitido por uma AR (Autoridade Certificadora) que tem a função de identificar o indivíduo e coletar seus dados. É indicado para pessoas que lidam com muitos documentos, e que precisam agilizar seus processos e assinaturas no dia-a-dia.

Certificado Digital e-CNPJ

Certificado mais amplo e mais completo para empresas. O Certificado Digital e-CNPJ permite que empresas assinem digitalmente qualquer tipo de documento, como procurações e contratos, bem como emitir notas fiscais e gerar a escrituração fiscal. Este arquivo é uma versão digital do CNPJ da empresa e por isso fornece segurança e facilidade de uso.

O Certificado Digital e-CNPJ é sempre vinculado ao CPF do responsável pela empresa, dando a este o poder de gerar, atestar e assinar quaisquer documentos necessários utilizando este certificado. Certificado indicado para empresas que precisam dar agilidade aos processos tanto de de emissão de notas fiscais como de assinatura de documentos.

Certificado Digital NF-e

Este certificado é gerado somente para emissão de notas fiscais eletrônicas, e por ter essa finalidade, assegura a emissão das notas com segurança e rapidez. É um certificado indicado para empresas que necessitam somente de agilidade e segurança para emitir notas fiscais.

Conclusão

Neste artigo vimos como a utilização de um certificado digital pode trazer inúmeros benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Vimos que também a adoção de um certificado digital depende muito das necessidades que a pessoa ou empresa possui. O uso do certificado ainda é mais vantajoso quando aliado à um sistema de gestão, que permite o ganho máximo de produtividade, unindo segurança com tecnologia de gestão.

Eai, gostou do nosso artigo? Não deixe de comentar suas dúvidas ou sugestões abaixo. Até a próxima!

Author

Write A Comment