Boleto bancário é a modalidade mais tradicional de cobrança entre empresas de todo o Brasil. Mas, você sabe como gerar e cobrar seus clientes através desta modalidade? Uma das características que mais chama a atenção na cobrança por boleto bancário é a sua facilidade em gerar e conciliar os pagamentos, inclusive para aqueles que não possuem conta bancária. Ao longo deste artigo, você vai saber melhor sobre como gerar e cobrar seus clientes através deste meio de pagamento.

O que é o Boleto Bancário?

Antes de mais nada, podemos dizer que o Boleto Bancário é um título de cobrança gerado por um empresa ou instituição, que tem como objetivo o recebimento de valores sobre uma prestação de serviço ou venda de mercadoria. Quem normalmente gera o boleto é chamado de sacado, que é o cliente. Já o recebedor é chamado de cedente Este título é regulamentado pelo Banco Central do Brasil a fim de que seja um instrumento seguro e fácil. Uma das principais características do boleto bancário é seu vencimento, ou seja, ele possui uma data limite para o seu pagamento. Outro ponto interessante nesta modalidade de cobrança é que não é necessário conta bancária para usar ou pagar um boleto, tornando ainda mais prática e usual esta forma de pagamento.

No boleto, há diversas informações que são padronizadas pela Febraban, que rege e estabelece o que precisa constar no boleto bancário para que ele seja válido em qualquer operação. Além das diversas informações sobre protesto e juros vamos conferir as principais:

  • Sacado: é o cliente que vai pagar o boleto;
  • Cedente: é quem vai receber o valor pago pelo cliente. Empresa ou instituição;
  • Valor do documento: o valor determinado pelo cedente, que está em moeda corrente nacional;
  • Vencimento: é a data limite para o cliente (sacado) efetuar o pagamento;
  • Código de barras: código composto por números (ou barras na forma visual) para que sejam lidas as informações por sistemas;

Como faço para gerar um boleto bancário?

Atualmente no mercado há diversas soluções e sistemas para emissão do boleto bancário. As ferramentas mais comuns são os sistemas financeiros ou de gestão (ERP), que disponibilizam não somente a emissão dos boletos em poucos cliques mas também a conciliação dos pagamentos, que identifica os boletos pagos e não pagos. Todavia, é importante lembrar que o boleto para ser identificado deve estar registrado junto ao banco, caso contrário o beneficiário não terá conhecimento de quem pagou. Além da emissão de boletos e da conciliação bancária um sistema de gestão também permite o envio destes boletos e das notas fiscais automaticamente no email do cliente, facilitando assim a rotina da empresa e dos colaboradores, trazendo segurança e automação no processo.

Assim que o boleto é pago, o valor entra na conta da empresa emissora do documento, que é normalmente em um banco pré-determinado pela empresa e que faz o tratamento e recebimento em conta dos mesmos. O sistema do banco consegue verificar todos os boletos que foram emitidos através do registro deles, e identificar aqueles que foram pagos, os não pagos e os valores que já estão disponíveis na conta.

Sobre a ERP Suite

O ERP Suite é uma solução de gestão financeira e emissor de boletos bancários em nuvem totalmente escalável. A ferramenta se destaca por poder ajudar sua empresa em qualquer etapa que ela se encontre. Atendemos mais de 2.00 clientes, desde micro, pequenas até médias empresas, e queremos ajudar você também a gerir melhor sua empresa e aumentar a performance e produtividade da sua rotina. O ERP Suite é um sistema de gestão empresarial na medida certa para o seu negócio. Notas Fiscais, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas e Estoque, Frente de Caixa.

E aí, gostou do artigo? Não deixe de comentar ou dar sugestões nos comentários abaixo.

Até a próxima!

Author

Write A Comment