Diante de um cenário de crescimento, os desafios de uma empresa também crescem. Seja o desafio de gerenciar melhor o fluxo de caixa, otimizar o controle de estoque ou mesmo emitir notas fiscais, é necessário que a empresa invista no controle e tratamento das informações geradas em todas essas operações. Grande parte das empresas começam este controle através da planilha, que é uma forma barata e simples de remediar a questão. Porém, esta forma de controle pode causar sérios prejuízos e problemas para a organização. No artigo de hoje vamos apresentar 5 motivos para sua empresa abandonar as planilhas em excel.

1. Segurança

Fato desconhecido pela maioria das empresas, a falta de segurança ao utilizar planilhas é um dos fatores cruciais para sua empresa abandoná-las imediatamente. Ao usar planilhas em excel, você não conseguirá garantias de que esses dados estarão seguros na sua empresa, pois as planilhas em excel são arquivos facilmente corrompíveis. Seja para alterar dados ou mesmo excluí-los sua empresa não terá um produto confiável para armazenar suas informações.

2. Produtividade

Ao utilizar planilhas para o controle e gestão da sua empresa, você perde produtividade, tanto dos seus colaboradores quanto da empresa em geral. Sabemos quanto a produtividade é importante para sua empresa se manter competitiva no mercado, então um dos desafios para aumentar a produtividade é abandonar os controles das planilhas em excel.

3. Análise de Dados

Ao utilizar uma planilha em excel para fazer o controle financeiro por exemplo, a empresa perde a chance de analisar dados valiosos, só possíveis através de um sistema de gestão. Seja qual for a situação do negócio, dados sobre vendas, estoque ou mesmo notas fiscais são ouro para uma organização. Então na hora de escolher por onde você fará o controle da sua empresa, pense nisso. Sem dados e sem uma análise assertiva sobre eles, não há forma de tomar uma decisão precisa sobre a empresa.

4. Mobilidade

Fazer a gestão da sua empresa através de planilhas em excel não é a melhor escolha quando tratamos de mobilidade. Planilhas são arquivos que ficam nos computadores da empresa e só podem ser acessados se você estiver lá. Não há como criar usuários muito menos fazer backup das suas informações. Se você estiver fora da sua empresa, as planilhas deixarão você na mão. Este com certeza é um motivo forte dos 5 motivos para sua empresa abandonar as planilhas em excel.

5. Experiência do Usuário

Utilizar planilhas não é sinônimo de facilidade e interatividade com o usuário. Planilhas em excel são arquivos muitas vezes trabalhosos e complicados, com fórmulas e formatações distintas. Já um sistema de gestão por exemplo, é um sistema pensado para facilitar a vida do usuário ao pensar em todos os aspectos do uso no dia-a-dia.

Author

Write A Comment