Ao se deparar com a necessidade de um sistema ERP para fazer uma gestão mais eficiente da sua empresa, além de procurar as melhores alternativas na internet, você deve conhecer 5 atributos essenciais de um bom ERP e desta forma ser mais assertivo na sua busca pelo sistema ideal e que se encaixe nas realidades do seu negócio. No artigo abaixo vamos citar os principais atributos que fazem de um ERP um diferencial na sua rotina. Confira!

Por que conhecer os atributos principais é tão importante antes de escolher um ERP?

Um dos fatores que é importante para que sua empresa faça uma análise prévia do sistema e conheça os atributos essenciais é para que seja evitado os gastos com outras ferramentas que não possuem aderência à sua empresa e também no tempo de aprendizagem. Normalmente um sistema possui uma curva de aprendizado de aproximadamente dois meses. Já imaginou contar com o sistema errado durante este tempo, sendo que você poderia ter analisado os atributos essenciais antes?

Outro ponto fica por conta da adaptação da equipe ao sistema. Quanto melhor a experiência, melhor o engajamento.

5 atributos essenciais de um bom ERP

1. Controle Financeiro

O controle financeiro é um atributo importante e sem ele sua empresa trabalha no escuro. O controle de contas a pagar, contas a receber, emissão de recibos e boletos, os relatórios de lucratividade, inadimplência e de fluxo de caixa devem fazer parte da rotina do seu negócio e devem estar alinhados à operação da empresa. Um bom sistema de gestão ERP deve possuir recursos maduros e inteligentes para fazer este controle na sua empresa.

2. Emissão de Notas Fiscais

Outro atributo essencial para um bom ERP é a emissão facilitada e automatizada de documentos fiscais, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) e a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). A emissão destes documentos de forma automatizada deve atender aos formatos e processos que a empresa possui, considerando transporte, fornecedores e todas as áreas que se relacionam com os documentos fiscais. Embora as notas fiscais tenham um padrão nacional, é preciso que o sistema ERP esteja pronto para atender casos de mudanças e alterações em regras fiscais, em todos os estados em que esteja atuando.

3. Segurança e Backup

A segurança é um assunto prioritário em um bom ERP. Tanto a segurança quanto o backup das informações da empresa. Antes de iniciar sua procura por um sistema, saiba que a segurança oferecida em sistemas em nuvem é muito maior do que nos sistemas em que você instala na sua empresa, com servidores e máquinas dedicadas. Atualmente, os melhores sistemas do mercado contam com a mesma segurança utilizada em bancos e o melhor, com o backup diário das informações da empresa. Mesmo que sua empresa perca alguma informação, você poderá recuperar através do backup oferecido pelo sistema.

4. Vendas e Faturamento

Ao considerar a adoção de um sistema de gestão ERP em sua empresa você deve também considerar que as vendas e o faturamento de pedidos devem ser o carro chefe da empresa. Uma empresa sem vendas é significado de fechar as portas. Conte com um sistema que integre as vendas, o faturamento, a emissão de notas fiscais, fluxo de caixa e relatórios. Saiba que ao gerenciar suas vendas de perto com um sistema de gestão, mais padronizada está sua operação e aumenta a tendência de sua empresa vender mais e melhor.

5. Mobilidade e Produtividade

Em um mundo tão digitalizado, sua empresa não pode ficar para trás. Você precisa de mobilidade na sua rotina, isso quer dizer que o sistema que você procurar deve ter este atributo essencial. A mobilidade se dá através do acesso do sistema de qualquer lugar que você ou seus colaboradores estejam. Atualmente, mobilidade na gestão empresarial significa produtividade, tanto dos seus colaboradores quanto da operação em si.

Sistema de Gestão ERP

Experimente hoje mesmo o ERP Suite, o sistema que possui as melhores ferramentas de gestão para a sua empresa. Acesse https://www.erpsuite.com.br/ativacao e experimente por 10 dias grátis.

Author

Write A Comment